2008/04/03

Contagem Decrescente

A confirmarem-se as previsões, não deve faltar muito para que o povo do Zimbabwe possa festejar a vitória das forças do MDC (oposição) nas eleições daquele país. Uma vitória que, a ser aceite pelo governo, significará o afastamento de um dos maiores títeres africanos em exercício. Um resultado que os democratas devem saudar.
Resta saber qual a reacção de Mugabe e daqueles que sempre o apoiaram, agora que nada mais lhes restará do que o exílio algures, provavelmente num país "irmão".
A avaliar pela reacção de alguns generais de Mugabe, não é de todo improvável que o ditador africano escolha a confrontação. Nogueira Pinto, um ideólogo do salazarismo que sabe do que fala, afirmou que essa opção (a de ficar, resistindo) dá mais garantias aos ditadores, pois estes não estão livres de serem presos no estrangeiro, como aconteceu a Pinochet durante uma visita médica a Londres...
Dois cenários, portanto, se perfilam: a aceitação da derrota por parte do ditador e o exílio dourado; ou a contestação dos resultados, com a inevitável escalada de violência entre grupos rivais, a exemplo do que aconteceu no vizinho Quénia.
Os democratas de todo o Mundo (juíz Garzon incluído), aguardam ansiosamente a confirmação das previsões indicadas nos resultados desta madrugada.

2008/03/31

Flamenco (ao) vivo!

O evento não teria importância de maior, não fosse esta a primeira vez que um Festival de Flamenco - a sério - tem lugar em Portugal. Iniciou-se na passada sexta-feira, com um "workshop" sobre os diferentes "palos" (estilos) que são a base de tudo; seguiu-se uma palestra sobre os "nuevos flamencos", a cargo de Mario Pacheco; e terminou com um excelente documentário alemão sobre a família Carmona (The Flamenco Clã).
Sábado, foi o dia do primeiro concerto "al toque" (instrumental) a cargo do guitarrista Pepe Habichuela e do Josemi Carmona Sexteto, retratados no filme da véspera.
Seguem-se os concertos de Miguel Poveda (al cante) e da companhia La Moneta (al baile), respectivamente a 19 de Abril e a 17 de Maio próximos.
Nos dias que antecedem os concertos haverá palestras, "workshops" de canto/dança flamenca e filmes (e.o. "Flamenco" de Carlos Saura). Até ao dia 19 de Abril estará patente a exposição fotográfica "Flamencos", de Mario Pacheco.
Todos as sessões são na Aula Magna da Reitoria da Cidade Universitária, temporariamente transformada em "tablao" lisboeta. É caso para dizer: não há fome que não dê em fartura...