2009/02/12

Fracturas expostas

É fascinante observar o doutor Almeida Santos a fazer esta performance da moção da eutanásia. O PS não poderia arranjar melhor intérprete para este número. O ar convicto com que se declara adepto da eutanásia é verdadeiramente comovedor.
Confesso que fico fascinado com o desenho, o timing e as razões invocadas para o surgimento desta campanha. Desta e doutras, não negras, mas cheias de cores do arco íris...
Para não lhe faltar nenhum ingrediente até já está garantido pelos orgãos de comunicação social (uns por "inerência de cargo", outros porque lhes dá jeito embarcar no andor...) que esta questão da eutanásia é "fracturante". Reparem que ninguém ainda se pronunciou sobre isto e ninguém sabe sequer muito bem o que isto é, mas já todos nos garantem que é "fracturante".
A coisa é tão descarada e orquestrada de forma tão bacoca que bem podemos dizer, sem hesitar, que estamos perante uma fractura exposta. Esperemos que não gangrene...

A involução das espécies

Fala-se muito de Darwin nestes dias. Muita gente lembra, a propósito e com prudência, que é preciso distinguir entre Darwin e o darwinismo. À semelhança do que se passa com outro qualquer "ismo", o darwinismo é palco onde se pronunciam as maiores barbaridades e terreno apropriado para as mais inacreditáveis cambalhotas intelectuais! São nódoas que caem mesmo no melhor pano...
É conhecida a celeuma causada pelas teorias de Darwin na altura em que foram reveladas. Pensando nela e no tempo que passou desde então, questiono-me se as "espécies" envolvidas ainda hoje nesta querela entre darwinistas e anti-darwinistas terão sido objecto do mesmo processo de evolução a que eu próprio fui sujeito. Pergunto até se, entretanto, não terão sofrido um processo de involução...

2009/02/11



É difícil perceber como é que a força e convicção do discurso de Wafa Sultan, psicóloga árabe-americana de Los Angeles, pôde ir para o ar na Al Jazeera, estação de TV com patrocínio islâmico.
Trata-se de uma visão bem original das coisas, que repõe a questão do "choque de civilizações"; segundo Wafa Sultan foram os muçulmanos que começaram esse choque ao separarem o mundo em muçulmanos e não muçulmanos, arvorando-se aqueles a missão de combater os outros até à sua conversão.
Quando ela diz que não é crente, logo um dos intervenientes diz que não há diálogo possível, pois ela é uma hereje que blasfema contra o Islão, o Profeta e o Corão.
Assim colocadas as questões no campo do dogma, realmente o diálogo não é possível.

mensagem que me mandaram hoje

«Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado.»

*_Karl Marx, in Das Kapital, 1867 _*