2009/02/21

O conluio

No estilo desassombrado que a caracteriza, a (ainda) deputada europeia Ana Gomes (PS) disse ontem na RTPN o que toda a gente sabe, mas ninguém ousa afirmar: o texto original do relatório da Comissão Europeia sobre os voos da CIA foi alterado devido aos protestos, entre outros, do ministro Luís Amado, por não concordar com as referências a Portugal e ao governo de Durão Barroso, actual presidente da Comissão Europeia.
Instada pelo jornalista a explicitar a sua afirmação, a deputada não podia ter sido mais explicita: "Não é só cá que existe o "centrão". Lá, como cá, domina o "bloco central" e existe um conluio entre os maiores partidos do Parlamento. Ao protestar contra a inclusão do nome de Portugal no relatório, o ministro português evitou que Barroso pudesse ser alvo de críticas, agora que este se prepara para um novo mandato em Bruxelas".
Desta forma, ficou toda a gente contente: o governo português, que não é mencionado no relatório; o Partido Popular Europeu que pode voltar a candidatar Barroso e Luís Amado que, provavelmente, será recompensado com um lugar em Estrasburgo (ver a lista de nomes proposta pelo PS às europeias).
Resta saber o que acontecerá à Ana. Mas, ou muito nos enganamos ou, desta vez, fica fora da lista...
Quem a mandou denunciar o "bloco central de interesses"?

2009/02/19

Ministério Público presente no Carnaval de Torres Vedras

O Ministério Público depois de anos de barracada decidiu mostrar serviço. E após o cumprimento do dever foi legítima e literalmente brincar ao Carnaval.
As razões para esta súbita queda para a folia carnavalesca de uma instituição que se quer sóbria e digna ficam, para já, em segredo de justiça...

A fé move montanhas

O ministro Manuel Pinho fala em fé a propósito do desfecho do caso Qimonda... Seria por isso que o cardeal Saraiva Martins disse que o Estado e a Igreja têm de se articular para lidar com certas matérias...?
Os desígnios de Deus são, de facto, insondáveis e sabemos que a fé move montanhas.
Valha-nos, portanto, Deus!

2009/02/18

Geografias

Depois do Portugal Westcoast e do Allgarve, temos agora o Portugoal. Se esta moda do trocadilho "anglo-portuguese" pega, vamos ter em breve o mundo a olhar para nós como o país que, no fundo, verdadeiramente somos: a terra dos Sailoios, esses descendentes dos navegadores de tempos idos, actuais habitantes de uma região situada algures entre o Twitter e Curral de Moinas, na estreiteza do Magalhães.

A normalidade do cardeal

De acordo com o Cardeal Saraiva Martins, as crianças não devem ser educadas por um casal homosexual, porque "os homosexuais não são pessoas normais". Pensa ele, mas não diz, que são pessoas anormais. Ou seja, não são normais como o Cardeal Saraiva Martins.