2009/10/10

A opção da esquerda: gerir a bandalheira ou liquidá-la

Bastaria prestar atenção à forma como a direita insulta frequentemente a esquerda nestes dias que correm, como usa argumentos que parecem saídos dos tempos mais tenebrosos da guerra fria, como se apropria dos seus valores e os distorce para fazer valer as suas estratégias mesquinhas, bastaria isso para perceber que é à esquerda que estão as soluções para os problemas do país. À direita sente-se o medo patológico que a esquerda as implemente de facto. Daí os insultos.
Os tiros no pé que o PR tem vindo a dar ultimamente, a sua manifesta falta de jeito para o exercício do cargo que ocupa e a possibilidade real de ser o primeiro presidente da república pós-Abril a não ser reeleito para um segundo mandato, abrem caminho à possibilidade de uma candidatura conjunta de esquerda que poderia, segundo alguns, conduzir a um perigoso frentismo. Essa possibilidade deixa a direita em pânico.
O pânico resulta de duas coisas. Por um lado, da sua real falta da influência política e da insuficiência do seu discurso político. O povo é de esquerda, as teses que colhem são de esquerda. Por outro lado, pelo receio de que se torne claro, de uma vez por todas, que os portugueses entendam, sem margem para dúvidas, que as soluções estão de facto à esquerda e que este eleitorado volúvel, que hesita e se abstém crescentemente, possa vir a perceber onde jaz a chave para alterar o triste curso da nossa vida colectiva actual.
Onde está então o problema de escolher uma solução de esquerda para o país? O problema começa por estar, justamente, no facto da direita ter margem de manobra para continuar a agitar o papão da esquerda. O problema está também no facto de a esquerda, em muitos aspectos, não se distinguir da direita e não se saber constituir uma alternativa real. O problema está no facto de a esquerda ter tanto medo de ser esquerda como a direita tem medo que a esquerda o seja. O problema está no facto de ser mais difícil criar alternativas à bandalheira do que ir gerindo a bandalheira.
Nas sucessivas campanhas eleitorais em que temos estado envolvidos ultimamente, o que distingue a esquerda da direita? Nada. Os mesmos cartazes, as mesmas "arruadas", as mesmas caravanas insuportavelmente ruidosas, as mesmas bandeirinhas ridículas, o mesmo espetáculo mediático, a mesma retórica, o mesmo previsível futuro institucional, contentinho, venerador e obrigado, os mesmos dirigentes, com os mesmos tiques, indistinguíveis no seu pensamento poluído e nos seus desígnios espertalhaços.
Só a esquerda poderá criar a alternativa necessária, a alternativa do combate à bandalheira que foi criada pela direita.
Quando se despir de preconceitos e assumir inteligentemente o seu desígnio, a esquerda será a alternativa. Até lá, hoje na Presidência, no governo, na AR, e amanhã nas autarquias teremos mais do mesmo: nada.

2009/10/09

Obamania?

A atribuição do Nobel da Paz a Baraka Obama desencadeou, como era de esperar, as mais díspares reacções em todo o Mundo. De facto, nada fazia prever tal desfecho, tendo em conta que o presidente americano era apenas um nome entre duzentos nomeados e nada tinha no seu curriculum o indicá-lo como candidato ao Prémio deste ano. Desconhecido há quatro anos, com menos de um ano de Casa Branca e a braços com duas guerras de longa duração, a carreira de Obama - como "peace keeper" - é demasiado curta e cheia de escolhos para podermos fazer um balanço definitivo. Assim não o entenderam os membros da Academia Norueguesa que, mais uma vez, deram provas da sua irreverência (a que muitos gostam de chamar "sentimentos anti-americanos") e deram um prémio politicamente correcto. Um prémio de esperança, no fundo. Goste-se ou não da decisão esta é, no mínimo, surpreendente. Não que Obama (o segundo presidente americano em funções a receber o Nobel) o não venha a merecer. Mas, convenhamos, parece-nos um pouco cedo de mais. A responsabilidade é, agora, tremenda.

2009/10/06

"Letra M", um texto sobre a música

Um texto sobre a nova produção do Teatro da Rainha para o qual fiz a música. Assistam ao espetáculo se puderem. Mais informação no site do Teatro da Rainha.

2009/10/04

Mercedes Sosa

Com a idade de 74 anos, faleceu ontem Mercedes Sosa, uma das mais admiradas e prestigiadas cantoras sul-americanas da actualidade.
Vi-a, pela primeira vez, na década de setenta, quando a América Latina vivia a ferro e fogo sob regimes militares ditatoriais.
A cantora tinha acabado de exilar-se na Europa, onde viveu nos anos oitenta antes de regressar à Argentina. Podia regressar, mas não podia cantar e essa foi a razão porque escolheu Paris e, posteriormente, Madrid, para viver.
Nessa época, Mercedes deslocava-se frequentemente à Holanda, onde existia uma grande comunidade de exilados argentinos e outros sul-americanos. Recordo a sua estreia absoluta, no "Paradiso" de Amsterdão, onde actuou sózinha, tendo como único instrumento um enorme tambor com que se acompanhava em palco. Uma voz e o ritmo das batidas no tambor. Uma experiência inolvidável, que marcou para sempre a minha relação com a música sul-americana . Voltaria a vê-la, anos mais tarde, na cidade de Utrecht, a solo e num concerto dos Inti-Illimani (Chile) de quem fez a primeira parte.
Dos concertos, lembro-me do apresentador, também ele um chileno exilado (Luís Araveña) com quem partilhei muita música e que me ajudou a compreender a alma da "la negra más negra do continente americano". O Luis, seria, anos mais tarde, convidado para apresentar e participar numa homenagem a José Afonso que organizámos em Amsterdão.
Agora, "La Negra" morreu. Mas a obra discográfica ficou e está ai para quem quiser confirmar a sua história que já é parte da história da canção argentina e mundial.