2010/05/21

O baile de máscaras

Hoje foi dia da discussão e votação da moção de censura. O PS obteve uma vitória de espirro. Uma vitória constipada, quero eu dizer. Vem aí a pneumonia, quer eles queiram, quer não. Há-de-lhes cair a máscara, raios me partam!
Falando de máscaras, foi interessante ver os deputados do PS a bater palmas ao chefe, submissos, soltando balidos, envergando aquela máscara de carneiros que tão bem lhes assenta. Foi também interessante ver o PSD com aquelas máscaras duplas. Pela frente, o PSD refilão, que se finge alternativa. Por trás, o PSD oportunista e rasteirinho, sem querer, sem poder ou sem saber utilizar a ocasião soberana que tem pela frente de se tornar uma alternativa real a esta seita miserável que vai mantendo o país estabilizado entre a denegação do escândalo e o presupuesto marketing. Foi e é sempre giro, sei lá, e fresco ver o CDS com a sua máscara de esquerda. Como já viram que se for pela direita não conseguem a ultrapassagem, toca de ultrapassar pela esquerda. Se aplicássemos o Código da Estrada à prática política a acção do CDS estaria dentro das regras. Assim, a esquerda ri-se, a direita reza...
Uma palavra para os partidos de esquerda da AR. O BE usa uma máscara que não se entende bem qual é. Uma máscara que é uma espécie de direito e de avesso ao mesmo tempo. Bem podiam descobrir o rosto e assumir responsabilidades. Que diabo, há lá gente com idade para ter juízo...! Está na altura do desmame. Vamos lá apagar o charro e fazer qualquer coisa mais consequente... O PCP, que tem tido uma actuação política verdadeiramente inenarrável ultimamente, fez, por uma vez, aquilo que tinha de ser feito: apresentou a moção de censura. Era a única resposta possível às malfeitorias que o governo tenta fazer aos portugueses. E a única resposta possível, responsável e coerente dos críticos deste governo era votar a favor! Quem o não fez desmascarou-se. Tem razão o primeiro ministro: uma moção de censura destina-se de facto a derrubar o governo. É isso que Portugal deseja, o PC interpretou bem este sentimento e este governo PS há-de caír seja lá de que maneira for, com mais ou menos estrondo. O PCP tirou a máscara e assumiu-se de cara lavada. Tem razão Jerónimo de Sousa: rompeu-se o contrato celebrado entre os portugueses que votaram PS e o partido. Como aqui escrevi há oito dias, isso de facto só pode conduzir a eleições.
O que nos leva à máscara final. A do amador de joker Cavaco Silva. Então ó senhor Presidente o país precisa de estabilidade?! De qual, desta que estamos a viver?! E precisamos de combater o flagelo número um que é, todos o reconhecemos, o desemprego?! Mas, como?! Com "estabilidade"? Sem programa? Sem política? Com roteiros? Tire a máscara senhor Presidente da República: por menos do que aquilo que agora se está a passar já outros primeiros ministros foram convidados a saír do baile. Se tiver coragem, demita este primeiro ministro, crie um governo de iniciativa presidencial que se reuna na sede própria (na sede da Presidência do Conselho de Ministros e não na sede da Presidência da República) e convoque eleições. A gente encarrega-se de votar, descanse. Nós não queremos estabilidade, queremos clarificação! E competência.
Ou então vai ter de arranjar uma maneira de explicar aos tais desempregados, pelos quais subitamente os bem empregados vertem tantas lágrimas, que quando faltar o pãozinho na mesa, basta a "estabilidade" proporcionada por este governo para saciar a fome.

2010/05/18

Esquizofrenia

Pacheco Pereira ouviu as escutas e declarou hoje, na Comissão de Inquérito, que o material escutado é de uma de gravidade extrema e comprova a tentativa do governo em silenciar a TVI.
Perante esta afirmação, Ricardo Rodrigues, um homem conhecido por não gostar de gravadores, replicou que as escutas - em tanto que material de prova - são ilegais, pelo que se trata de uma violação da justiça.
Temos, assim, provas em escutas e escutas que não podem constituir provas. Uma situação completamente surreal, uma vez que a Comissão solicitou as gravações, o que foi aceite pela Procuradoria da República e, agora, que as gravações podem ser escutadas, os deputados do PS dispensam a sua audição e refutam as conclusões de quem as escutou.
Quem é que, afinal, não está interessado em conhecer a verdade?

2010/05/17

Portunhol

Já conheciamos o inglês "técnico" da Universidade Independente, mas não sabíamos que também existiam cursos de "portunhol" para primeiro-ministros, "pero, se necessitan dos para bailar el tango, no?"
Felizmente, muitos dos presentes estavam a dormir...
Foi hoje em Madrid e o sucesso, segundo Rosa Veloso, foi enorme. "Vale!"

A Comunicação

Há já algumas horas que está a passar em roda-pé nos principais canais televisivos o anúncio de uma comunicação, do Presidente da República, a ser transmitida em horário nobre. Será logo à noite e o assunto é a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Que motivo poderá levar a presidência da república a anunciar, com tanto destaque, uma comunicação à nação sobre tal tema? E logo no dia contra a homofobia.
Imagino que Cavaco, na "dúvida", se tenha aconselhado com o Papa. Quem melhor do que o chefe da igreja católica para o elucidar?
Aguardo uma comunicação a justificar um veto da lei. Uma lei que o próprio presidente já considerou "fracturante". Espero estar enganado.

Adenda: Afinal, Cavaco Silva, promulgou o diploma. Por motivos "éticos", claro.

2010/05/16

Eleições (3)

Não percebo por que razão a palavra eleições incomoda tanto, tanta gente hoje em dia em Portugal... E não percebo por que raio não pode haver eleições antecipadas.
Repito o que já escrevi aí mais para baixo: alguém desejaria que, depois de lhe roubarem a casa, fosse o ladrão a mudar a fechadura?
Quando é que os arautos das "mudanças estruturais" querem que se mude de facto de paradigma em Portugal? Quando os actuais esbirros do regime estiverem já instalados no novo paradigma?

Baltasar Garzon

Pelo que se passou em Espanha com o juiz Garzon e tendo em conta o tipo de gente que ele incomodou com os processos que levantou, se percebe que a escumalha fascistóide não anda a dormir e que democracia é uma palavra com picos ainda para muita gente.