2012/06/05

Resignação

Uma sondagem diz-nos que o PSD se vai aguentando e o PS continua seguindo em segundo. Não admira. Não por essa revelação em si, mas por uma outra questão: uma esmagadora maioria não vê alternativa à governação PSD.
Não percebem que a alternativa é isso mesmo, alternativa. Não percebem que se o PSD governa mal e o PS não é alternativa ao PSD, a alternativa é outra e tem de ser construída activamente. Não percebem que a alternativa à má governação e aos escândalos do governo PSD não é a má governação e escândalos socialistas, é outra coisa que ponha termo a esta pouca vergonha.
O que os portugueses revelam com esta sondagem (a serem verdadeiros os seus resultados) é uma preocupante resignação.

2012/06/04

O dealer

Ao distribuir estas doses cavalares de morfina entorpecente, como hoje mais uma vez, o ministro Gaspar pensa que a droga vai ficar a "bater" e que todos nos vamos esquecer do essencial. Mas, não, está enganado. Não nos vamos, nunca poder esquecer que todas as reformas, todos os "ajustamentos", servem apenas para garantir duas coisas. Em primeiro lugar, que os privilegiados deste país mantenham os privilégios, mesmo que estes sejam totalmente obscenos, ilegítimos ou desproporcionados. Em segundo lugar, que continua a ser aos mesmos que é pedida a sustentação desses privilégios, mesmo que o façam à custa dos seus próprios, legítimos, pequenos e bastas vezes duramente conquistados, privilégios.
Não há droga que nos faça esquecer isto e não há droga que nos faça esquecer a única solução possível para resolver esta situação de forma "sistémica"...