2014/09/10

A "Rentrée"

in http://oficialdejustica.blogs.sapo.pt/


Contrariamente ao estabelecido pelo calendário, Janeiro nunca foi, para mim, o primeiro mês do ano.
Desde muito novo que me habituei a olhar para Setembro como o mês da renovação, ou do reinício, provavelmente um resquício das minhas memórias escolares. O fim do Verão e o aparecimento das primeiras chuvas, sempre foram bem mais importantes que a mudança de ano, algures no pico do Inverno, quando as condições climatéricas permanecem inalteráveis... 
Agora que o Verão parece ter terminado, e os discursos da "rentrée" já tiveram lugar, resta-nos aguardar as novidades de uma temporada, que se antevê longa e cheia de surpresas. 
Folheio os jornais da manhã, na procura de notícias estimulantes e sou levado a concluir que a mudança de estação não condiz necessariamente com a mudança de práticas e atitudes que nos levem a acreditar que algo vai mudar para melhor.
Veja-se o caso de encerramento e concentração de tribunais, executada nas últimas semanas em todo o país, onde a solução administrativa encontrada foi criticada por todos os interessados (magistrados, funcionários e utentes) que viram o já de si difícil acesso à justiça ainda mais dificultado por uma lei que destruturou por completo um sistema que parece agora não servir a ninguém. O caos está instalado, as salas de tribunal instaladas em contentores, os sistemas operativos não funcionam há duas semanas e a própria bastonária da ordem de advogados, perante tal descalabro, exige a exoneração da ministra.
Ou o caso da colocação dos professores eventuais que, pela enésima vez, se vêem relegados para uma miserável existência, eufemisticamente denominada de "horário zero", o que para milhares deles mais não significa do que o desemprego mascarado. Que o número, este ano, ronde "apenas" mil professores nestas condições, mais não significa que o abandono em massa da profissão que muitos deles abraçaram e os tem levado a emigrar para outras paragens.
O mesmo pode ser dito relativamente à crítica situação do sector da saúde, onde os encerramentos e concentrações anunciadas não servem as populações mais desfavorecidas, obrigadas a optar por hospitais particulares, onde a prestação de serviços se tornou impagável para a maioria dos utentes. Não por acaso, os acidentes mortais como consequência da falta de pessoal (veja-se os casos de Faro ou Évora) têm vindo a aumentar, uma prova inequívoca de que as soluções economicistas, encontradas pelo actual ministério, apenas tendem a desmantelar o SNS e a favorecer os sistemas privados, conforme as indicações da Troika sempre exigiram. 
Finalmente, as privatizações anunciadas - Saúde, PT, TAP, Comboios da linha de Cascais, etc. - que confirmam o que já se sabia: a necessidade urgente de privatizar o que dá lucro, seja para desmantelar o aparelho de estado (e dessa forma alijar as suas obrigações), seja para conseguir capitais necessários ao pagamento dos juros da dívida publica, que já atinge os 130% do PIB nacional.
A acrescentar a esta visão pessimista, necessariamente embaciada pelas condições atmosféricas, resta-nos falar do paupérrimo debate de ideias, oferecido por dois potenciais candidatos ao cargo de 1º ministro e de que, ontem, vimos apenas o primeiro "round". Alguém comprava um carro em segunda-mão a Costa ou a Seguro? Eu não, certamente.
Sim, a "rentrée" está aí, mas a chuva, que cai interruptamente há três dias, não é ainda suficiente para limpar uma situação que parece tornar-se estruturante e para a qual não parece haver solução à vista...           

2 comentários:

Carlos A. Augusto disse...

Adorei saber que houve detidos em estabelecimentos prisionais portugueses a fazer justiça, perdão!, a transportar processos nesta mega-operação de reforma da da Justiça Portuguesa, tardia de 200 anos...
O Citus tarda, os contentores ficam, a ministra, como notava Santos Silva ontem, anda a monte.

rui mota disse...

Também reparei nessa dos presos andarem a transportar processos judiciais. Devem ter pensado, "vamos lá dar uma ajudinha, não vão os gajos esquecerem-se de nós"...
Uma tristeza, isto tudo.