2014/04/18

Gabo (1927-2014)



"Cem anos de solidão e tristeza, pelo maior colombiano de todos os tempos", disse hoje o presidente da Colômbia. Para mim, um dos maiores escritores latino-americanos. Desapareceu o homem. Ficam os livros. Inesquecíveis. Para ler e reler, sempre. Mais ainda, em tempos de cólera.

2014/04/17

Pão e Circo

Leio os jornais do dia, onde encontro notícias (só aparentemente) contraditórias.
Assim, enquanto a Assembleia da República veta uma intervenção dos "capitães de Abril" no hemiciclo, o governo autoriza a promoção de 4300 militares das forças armadas; enquanto a mesma AR chumba a proposta-lei sobre a exclusividade dos deputados, o Procurador-Geral da República arrasa a proposta-lei do governo sobre o "segredo de estado"; enquanto a proposta de renegociação da dívida é chumbada, a Troika chega a Portugal para a sua "última" avaliação; enquanto as escutas telefónicas, no caso "Monte Branco",  revelam pressões de um conhecido banqueiro sobre o primeiro-ministro, Duarte Lima sai em liberdade condicional da sua prisão domiciliária.
Em simultâneo, a televisão pública transmitia a chegada da Taça dos Campeões Europeus a Lisboa, num percurso que incluia o navio "Sagres", um elevador da capital e os famosos pastéis de Belém.
Ah, já me esquecia: hoje são sorteados os primeiros "Audi" na lotaria fiscal.
Em tempos de comemorações de Abril, é caso para dizer, "tudo como dantes, quartel-general em Abrantes"...