2015/01/13

Cinema Bioscoop

Decorre em Lisboa, entre 15 e 18 de Janeiro, a 3ª edição do festival Cinema Bioscoop, mostra anual de obras cinematográficas em língua neerlandesa. A programação deste ano, inclui um total de 24 títulos, entre obras de ficção, documentários e curta-metragens, que serão exibidas nos cinemas S. Jorge, na Cinemateca e nas instalações da Associação José Afonso, em Lisboa.
Entre as obras seleccionadas, destaque para os filmes "Matterhorn" do realizador holandês Diedrick Ebbinge, que abrirá oficialmente o festival, "Violet" do belga Bas Devos (premiado em Berlim), "Tweesprongs" do Bert Hana e "Een Pak Slaag" de Bert Haanstra, histórico realizador holandês, a quem será dedicado um pequeno ciclo na Cinemateca, que inclui os documentários "Spiegel van Holland", "De Stem van het Water", "Muiderkring Herleeft" e "Alleman".
Outro dos homenageados, nesta edição, será o documentarista holandês Kees Hin, com os filmes "Goedemorgen Toekomst" e "The Match" (na Cinemateca) e o filme "De Volharding" (Persistência), um documentário sobre a orquestra do mesmo nome, conhecida das suas interpretações de José Afonso e dos arranjos musicais de Amílcar Vasques Dias (que estará igualmente presente na sessão).  Este último evento, decorrerá no dia 15, nas instalações da Associação José Afonso em Lisboa que, desta forma, se associa ao festival deste ano.
Para além dos filmes, está prevista uma mesa-redonda, com a participação dos realizadores Bert Hana e Kees Hin (Holanda) e Wouter Bouvijn e Wannes Destoop (Bélgica), convidados especiais deste ano; uma instalação, preparada para o evento pela artista plástica, residente na Holanda, Cristina Guerreiro e uma palestra, sobre a "questão neerlandesa",  da autoria de David Bracke.
A abertura do festival terá lugar no cinema S. Jorge, no próximo dia 16, pelas 21h.00. 
Todas as informações sobre Cinema Bioscoop podem ser obtidas nas salas S. Jorge, Cinemateca e Associação José Afonso, ou directamente através do ticketline (bilhetes).

Sem comentários: