2015/09/24

O Cinema Chinês é uma Festa!

Decorre em Lisboa, até ao próximo dia 30 de Setembro, a "Festa do Cinema Chinês". Trata-se da segunda grande Mostra em Portugal (a primeira decorreu em 1987)  de uma das mais pujantes e inovadoras cinematografias mundiais.  Teve início no passado dia 20 e reune 32 títulos, agrupados tematicamente, em géneros e correntes distintas, que cobrem mais de um século de cinema na China:
O ciclo do "cinema contemporâneo", onde pontuam cineastas conhecidos dos cinéfilos portugueses como Jia Zhang-ke (Se as Montanhas se Afastam), Hou Hsiao-Hsien (A Assassina), Tsui Hark (A Tomada da Montanha do Tigre) e Ann Hui (A Era de Ouro); o ciclo "Xiaoxiang Film Group" (obras produzidas por um dos mais importantes estúdios chineses) que inclui e.o. filmes de Tsui Hark, Huo Jianqi, Sheng Dong, Gao Feng; o ciclo "Cinema Chinês: panorama histórico", com obras dos celebrados autores da "5ª geração", Chen Kaige (Terra Amarela), Zhang Yimou (Ju Dou) e Jiang Wen (No Calor do Sol); o ciclo "Cinema Chinês: retrospectiva Xie Jin", com obras deste decano do cinema chinês, que atravessou todo o século XX e a quem é dedicado uma retrospectiva de dez dos seus filmes mais representativos.
A "Festa do Cinema Chinês" tem o apoio da Cinemateca Portuguesa, da Cinemateca Chinesa, da Embaixada Chinesa em Lisboa e da Embaixada Portuguesa na China, para além do ICA e SAPPRFT, os organismos portugueses e chineses que regulam a distribuição de filmes em ambos os países.
As sessões decorrem no Cinema Ideal e na Cinemateca em Lisboa, podendo todas as informações ser consultadas nos respectivos "sites" destas salas.
Uma oportunidade única de ver um dos cinemas mais importantes e dinâmicos do Mundo, numa Festa a não perder!  

Sem comentários: