2015/10/04

Apontamentos eleitorais

São 17h. e ligo a televisão na procura de informações actualizadas.
Num canal informativo, a par das notícias do dia, leio em roda-pé que, até às 16h. de hoje, teriam votado 44,38% dos recenseados (correspondente a mais de 4 milhões de portugueses). É bom, é mau? A notícia, em roda-pé, acrescenta que votaram mais 2,4% do que à mesma hora em 2011...
Apesar do mau tempo a Norte do Tejo, do caos nalgumas mesas de voto (MiraFlores, por exemplo), e dos jogos de futebol desta tarde, a vontade de participar não parece ter esmorecido entre os portugueses.
Algumas coisas, no entanto, parecem estranhas: amigos meus (emigrantes) que habitam na Holanda e estão registrados no mesmo endereço há dezenas de anos, não receberam este ano o boletim de voto. E agora?  Podem ainda votar? Como, se esta noite são já conhecidos os resultados?
E a "bagunça" (que ainda decorre neste momento) nas mesas de voto de MiraFlores, que levaram muitas pessoas a abandonarem o local? Dizem que é devido à alteração do nome e do número de novas freguesias, entretanto unificadas...mas, então, tiveram um ano para actualizar os cadernos e não conseguiram? Porquê? Na era da tecnologia, isto é assim tão difícil? Então, as Finanças não enviam avisos de cobrança a toda gente, mesmo àqueles que não têm dívidas? Se há deveres, tem de haver direitos, certo?
E esta coisa de manter os jogos de futebol, no dia de eleições? Não podiam ter antecipado os jogos todos para ontem?
Mas, agora somos todos parvos, ou quê?  

Sem comentários: