2015/04/23

O "Indie" está de volta


Tem hoje início, mais uma edição do festival de cinema independente "Indie", uma das mais emblemáticas e importantes mostras cinematográficas em Portugal.
As sessões, que decorrerão em diferentes salas da capital, terão este ano lugar no cinema S. Jorge (sala principal do Festival), no cinema Ideal, na Culturgest e na Aula Magna da cidade universitária.
Entre as inúmeras obras, este ano apresentadas, destaque para a noite de abertura com 3 sessões especiais: na sala do S. Jorge o filme "Around the world in 50 concerts" da realizadora holandesa Heddy Honigman, conhecida de outras edições do festival; um concerto ao vivo, pelo Alis Ubbo Ensemble, que interpretará alguns dos temas mais marcantes da história do cinema e o filme de culto "Buzzard" de Joel Potry Kus, que passará no cinema Ideal.
Outro dos filmes mais aguardados desta edição é "The black power mixtape 1967-1975" de Gorang Hugo Olsson, relatado pela voz de Lauryn Hill, sobre os efeitos da descolonização sobre os povos indígenas, nas décadas de 60 e 70 do século passado. O filme passará na Aula Magna de Lisboa.
Destaque ainda para a produção nacional "Capitão Falcão", baseado na célebre Banda Desenhada sobre o capitão fascista do mesmo nome e para os filmes portugueses "O medo à espreita" de Marta Pessoa, sobre as marcas que o antigo regime deixou nos suspeitos de colaborarem com a PIDE; o documentário "Rabo de Peixe", sobre a localidade açoreana do mesmo nome, de Joaquim Pinto e Nuno Leonel; o filme "Cinzas e Brasas", o mais recente filme do aclamado documentarista Manuel Mozos; e o aguardado documentário "A arte da luz tem 20.000 anos" de João Botelho, sobre as gravuras do vale do Côa.
"State of Art" é o nome da secção especial do festival, organizada em colaboração com o Tampere Film Festival (Finlândia) e o VIS - Vienna Nieuw Independent Shorts (Austria), onde são mostrados filmes dos festivais destes países.
O "Indies" deste ano terá ainda uma secção especial dedicada à música "Wackers Open Air" (3 D) para ver com óculos especiais. Um verdadeiro "happening"! 
Manoel de Oliveira, recentemente falecido, será igualmente alvo de uma homenagem especial, que engloba algumas das suas obras mais marcantes.
Enfim, tudo bons motivos para ir ao "Indie", que está de volta para animar os dias e as noites dos cinéfilos portugueses. Para mais detalhes da programação, consultar o "site" do festival.