2016/01/04

Taxi Driver (3)

Para onde é que vamos?
- Para a Buraca, sff...
Tem algum caminho preferido?
- Talvez pelo Monsanto, há menos semáforos...
Terminou mais um dia de trabalho, não?
- Não, já não trabalho, no sentido formal do termo...
Ah... reformado... Também gostaria de estar assim, agora sou taxista...
- Então?
Tive de agarrar o que havia... a minha empresa foi à falência e tive de arranjar um táxi. Tenho dois filhos para criar. Estão ambos na faculdade, um com 19 e outro com 22. Alguém tem de ganhar dinheiro. A minha mulher trabalha e, até ver, tenho de ser taxista...
- Pois, não deve ser fácil. Ainda para mais há muita concorrência nos táxis...
Concorrência? Isto são tudo "curiosos" que vêm aqui estragar o negócio dos outros. Está cheio de oportunistas.
- Não há controlo?
Controlo? Ando aqui há seis meses e nunca fui controlado. Ninguém controla nada neste país...
- Lá isso, também é verdade... Isto está bom é para os banqueiros...
Lá está, para os banqueiros e para os políticos que estão feitos com os banqueiros. Veja lá na América, se o Madoff não apanhou centenas de anos! Centenas de anos! Ou na Islândia... onde deixaram falir os bancos.
- Certo. Fizeram eles muito bem.
Cá, mandam os gajos para casa com pulseiras, como o gajo do BPN, que pôs os bens todos em nome da mulher. Mas, a culpa também é deste povo que aceita tudo. O meu pai sempre me disse que Portugal era um país muito pequenino e que não sabíamos cuidar de nós. Tivemos aquele século dos Descobrimentos e nunca mais... vivemos sempre à custa de alguém: das colónias, agora da Europa...
- Sim, somos pouco letrados e críticos...
Lá está. Esta gente nova não se interessa por nada...os meus filhos, se eu não fôr acordá-los de manhã ficam a dormir. O mais novo, quando eu, hoje, saí de casa ainda ficou na cama...
- Também têm a vida mais facilitada...
Lá em casa, não. O meu mais velho só teve computador aos 18 anos. Se queria trabalhar num, ia para o meu escritório. Não pago extravagâncias, como aqueles pais que mandam os filhos para Espanha, embebedar-se no fim do curso. Não há para mim, não há para eles. É igual para todos...
- Acho muito bem...
Eu também tive o primeiro carro aos 18 anos, mas o meu pai tinha posses e eu ajudava-o a arranjar carros na oficina. Fazia serões a limpar as peças todas...e hoje ando aqui, a fazer nem sei bem o quê...
- Ainda por cima com esta crise e a falta de dinheiro...
Falta de dinheiro? Tem visto os debates? Veja lá a corrupção que para aí há...começa logo pelos impostos no mesmo ramo de actividade: se você dormir num hotel de 5 estrelas paga 6% de IVA, mas se for a um restaurante em frente, paga 23%! Acha isto bem? Só defendem os grandes grupos económicos...
- Sim, essa afirmação é do Paulo Morais, que também disse que 30% da economia não pagava impostos.
Pois não! 30% ou mais! Já viu para que dava esse dinheiro?...
- Imagino...para pagar reformas, por exemplo...
Sim, eu acho que esse senhor tem razão, mas não devia candidatar-se a presidente da república. Devia ir para o Ministério Público...
- Também acho que faria um bom lugar no MP.
Mas, julga que esta gente vai votar nele? Vão todos votar no Marcelo, porque o conhecem da televisão. Uns broncos. A mim não me enganam, vou votar no reitor da universidade.
- No Nóvoa?
Nesse. Um homem culto e de confiança.
- Bom, chegámos.
São €9,75. Bom ano para si.
- Bom ano.


3 comentários:

Carlos A. Augusto disse...

Vá lá, não lhe dá para o tiro ao alvo...

Carmo da Rosa disse...

Finalmente um artigo do meu inteiro agrado! Caneco, já não era sem tempo, tive que esperar até 2016...

Uma excelente entrada, espero que esta pedalada se mantenha!

Rui Mota disse...

Nada como os taxistas, para nos elucidarem sobre a "alma da nação"...Boas entradas, para vocês, também.