2016/04/13

Objectivo: Alfa Centauri. Meios: uma Revolução!



As revoluções não vêm necessariamente acompanhadas por tiros e carnificinas. Se assim fosse estaríamos hoje no meio de uma e o mundo estaria a assistir a uma mudança radical. Não faltam tiros, mortos e selvajaria e, no entanto, em vez de crescer a esperança de que a revolução está em curso, cresce em muitos de nós, pelo contrário, um sentimento inexorável de desespero por vermos a necessária mudança cada vez mais improvável e as ferramentas para a alcançar cada vez mais impotentes.
A nova organização Breakthrough Initiatives aspira a alterar este estado de coisas.
Trata-se de um programa de "exploração científica e tecnológica, que se dirige às grandes questões da vida e do Universo. Estamos sós? Existem mundos habitáveis na nossa vizinhança galática? Podemos dar o grande salto para as estrelas E podemos nós pensar e agir juntos, como um único mundo dentro no seio do cosmos?"
Uma destas iniciativas é o Starshot.
Trata-se de um programa de 100 milhões de dólares de investigação e engenharia destinado a demosntrar a "proof of concept" de uma tecnologia nova que permite o voo espacial, ultra-leve e sem piloto, a uma velocidade que será de 20 % da velocidade dat luz, com um objectivo simples: atingir Alfa Centauro em menos de meio século. Os meios: novos métodos de propulsão que aumentam dramaticamente a capacidade de vencer grandes distâncias. Porquê? Porque, como dizem os promotores desta Breakthrough Initiatives "uma civilização madura, como um indivíduo maduro, tem de fazer esta pergunta: será que a Humanidade se define pelas suas divisões, os seus problemas, as suas necessidades passageiras e tendências? Ou será que temos um rosto partilhado, virado para fora, para o Universo?"
O que a Starshot promete é uma revolução. Quem sabe, a Revolução!
O que a Starshot propõe é o método de a levar por diante e os meios para a operar.
O que podemos fazer é esperar ou participar.
Ouça e veja o video acima. Para além da descrição que os diversos participantes fazem do que vai ser esta inciativa, dos seus meios e das suas etapas, é para a intervenção da astronauta Mae Jamison, uma das várias personalidades que está nas base da criação deste Breakthrough Initiatives que sugiro que dirija a sua atenção. 
Estou certo que depois de ouvir esta intervenção, depois de ultrapassar a candura desarmante com que reflecte sobre as consequências desta inciativa, vai ser possível perceber por que razão estamos perante uma Revolução sem precedentes.

Sem comentários: