2016/04/30

Taxi Uber Alles

Então, para onde vamos?
- Para a Rua de S. Bento, mesmo lá no fim, ao pé do Parlamento...
Oh diabo, isso não vai dar...
- Pois, hoje está difícil... estava a ver que não conseguia táxi.
Não sei se conseguiremos lá entrar, mas vamos até ao largo do Rato e depois logo se vê...
- Até ao Rato, já é bom. Depois, desço o resto da rua de S. Bento a pé...
Isto, hoje, não há táxis para ninguém...
- Pois, já percebi, mas, afinal, explique-me lá o que é isso da Uber, pois nunca andei num carro dessa empresa.
 A Uber, é uma empresa ilegal, que não cumpre a lei e paga impostos na Holanda...
- Não cumpre a lei? Mas, isso é possível?
Claro... os carros não andam identificados, o senhor não pode mandar parar um na rua, mas se tiver uma aplicação no seu telemóvel, pode chamar um carro deles pelo telefone... eles mandam-lhe um carro particular, com chauffeur, mas sem taxímetro...
- Sem taxímetro? E como é que eu sei quanto devo pagar?
O preço é calculado em função da distância. Eles calculam o preço para si e comunicam quanto tem de pagar. Tem de fornecer o número do seu cartão de crédito e, depois, o valor da corrida, é-lhe retirado da conta bancária...
- Estou a ver... e passam facturas?
Só se o senhor quiser... mas, as facturas são electrónicas, em nome da sede da empresa, que é na América...
- Sim, já tinha percebido que era uma empresa americana, mas penso que, na Europa, a sede é na Holanda, certo?
Não, não, a empresa é americana e os impostos são pagos na Holanda...
- Então, qual a diferença entre um táxi normal e um táxi Uber?
A Uber diz que eles não são táxis normalizados, mas uma plataforma de serviços. Prestam serviços, entre os quais o transporte de passageiros.
- Para todos os efeitos, são vossos concorrentes...
Pois são, mas o problema não é a concorrência, é a diferença perante a lei.
- Então?
Para já, os carros deles são carros de "leasing" e não pagam os mesmo impostos de circulação. Depois, não estão identificados, os chauffeurs não pagam alvará e licença de táxi como nós, não têm taxímetro e não têm seguro de passageiros. Se têm um acidente, as companhias de seguro não pagam aos passageiros...
- Se é assim, isso é uma concorrência desleal...
Pois é, por isso é que os meus colegas estão em greve. Contra a discriminação de que somos alvo...
- Mas, eu oiço as pessoas dizerem que são bem tratadas pelos chauffeurs da Uber e que os carros deles são maiores, mais modernos e mais limpos...
Isso tudo, pode ser verdade, mas a lei é diferente... Aquilo é uma multinacional que não está sujeita às mesmas leis do mercado... Ora, isso é que está mal. Eles que cumpram a lei e que paguem os impostos em Portugal, como nós.
- Estou a perceber... então é quase como os "tuk-tuks", sem lei nem roque...
O senhor não me fale dos "tuk-tuks"... isso é uma praga... fazem o preço que querem, levam um preço por cabeça e as pessoas que querem no carro...se eu levar mais de 4 pessoas ou uma criança ao colo, sou logo multado... se fôr um carro da Uber ou um "tuk-tuk", pode levar 4 ou 5 pessoas, pedem 10euros por cabeça, para irem da Praça da Figueira ao Castelo e, quando chegam lá cima, são 50 euros no total. Se forem de táxi, são 5 euros pelo mesmo percurso.
- Mas, isso é uma "bagunça", completa. E, ninguém controla essas práticas?
Isso queremos nós. Mas, há dois anos que andamos nisto e nada se resolve...
- Mas, eu ouvi esta tarde, o presidente da Assembleia da República dizer que os recebeu e prometeu resolver a situação. Até criaram uma comissão para estudar o assunto... 
Está a ver? Mais uma Comissão para estudar o assunto. Para quê? Toda a gente sabe que, quando criam uma comissão é para adiar a solução. Não vão resolver nada, como é costume...
- Já estamos no Rato, veja lá se pode avançar...
Vamos até à Rua da Imprensa e depois tenho de deixá-lo lá. Já vi que está tudo barrado pela polícia.
- Bom, ficamos aqui, então. Obrigado pelas informações.