2016/03/01

Taxi Driver (5)

Para onde vamos?
- Buraca
É melhor ir pelo Monsanto, não acha?
- Acho, mas teria de ter virado à direita e, agora, já é tarde...
Pois, não posso virar à esquerda no largo do Rato, mas a gente dá um jeito...
- O senhor é que sabe...
Eu não devia fazer isto, se a polícia me apanha...só me meto em trapalhadas, mas tenho de trabalhar. Não posso parar.
- Parar é morrer...
Tenho a carta apreendida e não posso conduzir durante três meses...
- Então?
A culpa foi minha. Fui ver o Benfica com uns amigos e depois fomos beber um copo. Tinha deixado o carro estacionado perto do terreno, onde o arrumo todas os dias, a menos de 100 metros do café. Quando saímos, já ia um bocado "entornado" e peguei no carro para ir ao parque de estacionamento. Logo por azar, a policia, que nunca anda por ali, mandou-me parar (deve ter desconfiado ao ver um gajo aos tombos a conduzir àquela hora da matina).
- Isso é azar, de facto. E depois?
Fizeram-me o "teste do balão" e acusou logo:1.47...tinha bebido bem, ganhámos ao Zenith...
- Estou a ver. O Benfica faz perder a cabeça a muita gente.
Paguei, logo ali, 300euros de multa, mas fiquei 3 meses sem carta e ainda tenho de fazer serviço cívico numa instituição durante 60 dias...
- É pá, essa foi a doer...
Não me diga nada. O pior é andar sem carta este tempo todo, pois tenho de trabalhar. Não posso parar, tenho mulher e filhos em casa.
- E se o apanham?
A "bófia" não costuma controlar os táxis. Tenho de arriscar. Faço-me esquecido. Já sei que daqui a um mês, mandam-me apresentar na esquadra e entregar a carta. Tenho de arranjar um bom advogado e ele consegue pedir adiamento da pena. Entretanto, já passaram 3 meses...
- Mas, um advogado bom, custa dinheiro...
É verdade, também tenho de ganhar para lhe pagar...mas, não tenho alternativa. Tenho de pagar as contas e, se não ganho, como vou manter a família?
- É difícil, assim. E o trabalho voluntário? Onde é que tem de fazê-lo?
Ah, isso é fácil. É à minha escolha. Já escolhi. Vou fazê-lo no Vitória F.C. que é lá no meu bairro. Como faço parte dos orgãos sociais, peço ao presidente para assinar a ficha e já está. Passo lá as noites, por isso não me importo nada.
- Estou a ver...não sabia que obrigavam os infractores a fazerem serviço voluntário...
Sim, sim, há muito tempo. Mas, isso é o menos. Já está resolvido. O problema é andar 3 meses sem a carta...Se me voltam a apanhar em falta, estou quilhado...
- E guia sempre à noite?
Não, costumo guiar de dia, Não gosto da noite, mas agora tenho de andar de dia e de noite. Sempre que possa, pois tenho de arranjar dinheiro. Como é que posso parar 3 meses?
- Mas isso é um grande risco. Além disso, se tiver um acidente, como é?
Também já pensei nisso. Vou sempre a uma velocidade baixa, até para não levantar suspeitas e ando por caminhos menos controlados. Este trajecto, pelo Monsanto, não é mau, até porque levo passageiros e normalmente a polícia não nos manda parar quando vê a luz acessa...
- Estou a ver. E quando o táxi não tem passageiros?
É a mesma coisa: acendo a luz e, se me mandarem parar, digo que fui chamado e tenho de ir buscar um cliente...
- Bem pensado. Bom, chegámos.
São 7,85euros. Obrigado pela companhia.
- Boa noite e boa sorte.

Sem comentários: