2022/12/21

Imagem real

 

A imagem que ilustra este artigo é real. É a de um troço do muro exterior de um conhecido hospital da capital do reino, Lisboa. O resto do muro, melhor, o resto das paredes exteriores e interiores deste hospital, tem "acabamento" semelhante. Lá dentro trabalham centenas de profissionais de saúde, que acolhem e tratam milhares de doentes. Parece que estamos numa qualquer cidade vítima de um daqueles bombardeamentos que a gente vê na televisão, pelos quais todos vertem lágrimas de crocodilo e os levam logo a ir pôr bandeirinhas no facebook. Entramos nestes pardieiros (são vários,) temendo o pior e, contudo, lá dentro somos recebidos com uma infinita doçura e com um grau de profissionalismo que comove.

Vergonhosa!!! Vergonhsa é como se pode classificar a acção dos sucessivos governos, relaxados, criminosos, que deixaram chegar isto a este ponto. Vergonhosa é como se pode classificar a atitude da esmagadora maioria dos dirigentes políticos, deputados, autarcas e também de uma data de servidores do Estado, que, pactuando com os governos relaxados e criminosos, andam há muito a montar uma campanha para vender saúde. Querem entregar ou preparam, alegremente, o caminho para entregar esse "negócio" aos "privados". Vergonhosa, é como se pode classificar a atitude de certos profissionais do sector, que fazem vista grossa a estas condições de trabalho, aproveitando para sacar o seu, pactuando assim com os governos relaxados e criminosos e com a esmagadora maioria dos dirigentes políticos, deputados, autarcas e de uma data de servidores do Estado. Vergonhosa é como se pode classificar a atitude de uma percentagem da população que embarca nisto, sem perceber o buraco em que se está a meter, pactuando assim objectivamente com os governos relaxados e criminosos e com a esmagadora maioria dos dirigentes políticos, deputados, autarcas e de uma data de servidores do Estadoe e certos profissionais do sector, numa espiral de loucura. Estão todos metidos no mesmo caldinho.

O bem mais precioso é a saúde, diz-se por aí, sem se pensar certamente no verdadeiro alcance destas palavras. Lá dentro a coisa não é assim tão arrepianteente badalhoca, mas este exterior dá-nos uma leitura clara sobre o que significa exactamente a palavra "saúde" e o grau de consideração que merecem os doentes e os seus cuidadores, em Portugal. Olhamos para estes exteriores e percebemos o que vai na alma deste país.