2016/06/24

O Euro 2016 e o Brexit

Se tivesse participado na votação sobre o Brexit ter-me-ia provavelmente abstido.
Explico-me: considero a pergunta formulada incorrecta e traiçoeira. Não sabemos, de facto, não sabemos nós ou o povo britânico, se o voto de ontem foi um sim à saída desta União Europeia ou ao projecto de "União Europeia". 
Se foi um voto contra a existência de uma união europeia ou se foi um voto contra a direcção deste projecto, contra ou a favor do rumo que ele tomou. O mesmo se passa com o voto não. Ao votar sim ou não nenhuma pergunta política crucial sobre o futuro da Europa fica respondida.
As distinções não são meros jogos de palavras.
Se a pergunta tivesse sido claramente "concorda com o projecto europeu?" ou "acha que o RU deve participar num projecto europeu?" creio que as leituras teriam sido bem diferentes. Take it or leave it é uma fórmula estúpida, incapaz de garantir a resposta inequívoca que todos pretendiam ou temiam.
Neste sentido não se percebe bem a tristeza de uns e a alegria de outros. A reacção dos partidos de ultra direita europeus mereceria uma outra reflexão, mais alongada. Interrogo-me, para já, sobre as causas da sua alegria. Sofreram uma derrota, por que riem tanto?
Não acredito que os ingleses que votaram pela saída estejam todos contra o projecto europeu. Como também não acredito que os que votaram pela permanência sejam totalmente a favor desta direcção de cariz fascista. Assim sendo, estamos perante uma questão falsa, perante falsos dilemas e continua tudo em aberto.
A votação de ontem não esclareceu nada nem foi uma opção por um mal menor. As alternativas em cima da mesa eram enganadoras. O Brexit é um imenso logro. Nem os ingleses se livraram da UE nem nós nos livrámos dos ingleses. Os problemas vão continuar, para eles e para nós. Ao contrário do que ontem disse Juncker "out will never be out". Por que razão foi in, para começar? O que é que mudou?
O debate segue dentro de momentos. Os ingleses, como os portugueses e todos os outros povos europeus, têm ainda muito para aprender com todo este processo.
O projecto europeu é, se calhar, o projecto mais progressista neste momento no mundo e constitui, talvez, o modelo mais avançado, mais capaz de dar resposta aos desafios da Humanidade no século XXI. Mais susceptível de servir de exemplo aos outros povos. Não há, diria até, outro.
A Europa não é um jogo da fase de grupos em que quem não passa regressa a casa e quem passa segue para os oitavos de final.

Europa 2.0



O Reino Unido disse não a esta Europa, incapaz de demonstrar e valorizar claramente os seus méritos e de mostrar vontade de resolver o seu problema de total falta de democraticidade. Vamos ver se a moda não pega...
Para já, trata-se de uma derrota pesada para os burocratas e para a troika, eles que pareciam tão firmes neste seu comportamento protofascista. É um alívio para os restantes que vêem a Europa encaminhar-se, sem apelo nem agravo, para o ambiente de horror, cujo espectro a levou, justamente, a criar a Comunidade.
Boa!
Gritava há pouco D. Cohn-Bendit que a Europa não é um brinquedo. Junker avisava ontem, por seu turno, que "out is out". Juncker, por exemplo, é "out". Ainda não percebeu.
Vamos então levar isto a sério, finalmente?

2016/06/22

Encruzilhada Europeia


Na semana de todas as decisões, continuam a faltar soluções à Europa.
As medidas financeiras, anunciadas por Draghi, mostram-se insuficientes para relançar uma economia em crise desde 2009; a crise dos refugiados não desapareceu e foi oportunisticamente "entregue" à Turquia, sem que exista qualquer estratégia subjacente; os movimentos nacionalistas não páram de crescer, continuando a alimentar a xenofobia e o ódio contra as populações imigrantes, eternos "bodes expiatórios" das crises sociais; as dívidas soberanas continuam a estrangular e a impedir a recuperação das economias mais frágeis, como a de Portugal e a da Grécia, enquanto os movimentos independentistas e anti-partidos continuam a ganhar adeptos em Espanha e em Itália. Em França, os conflitos laborais tomaram conta do país, entretanto a braços com ameaças terroristas e com a organização do europeu de futebol, onde os acidentes com "hooligans" voltaram a ser notícia.
Veja-se o caso do Reino Unido, onde em vésperas do referendo, ainda não é certo se os britânicos ficam ou saem da União Europeia. Caso o "Brexit" ganhe, em que condições o farão? Abandonam todos os tratados, ou só alguns? E a Escócia? Manter-se-á no Reino Unido, ou convocará um novo referendo, com vista a tornar-se independente e, dessa forma, poder manter-se na UE?
Se o Reino Unido permanecer na UE, quais as contrapartidas exigidas por Cameron? Exigirá a limitação da entrada de refugiados e emigrantes, cedendo às exigências dos movimentos nacionalistas e independentistas ingleses? Que estatuto passarão a ter os imigrantes da UE, que residem no Reino Unido? Quais as consequências para as centenas de milhares reformados ingleses, que vivem noutros países da União e mantêm regalias adquiridas no seu país de origem?
Questões maiores, que preocupam os directamente interessados e às quais o referendo não dá resposta, pois os votantes não sabem sequer quais as consequências da sua votação.
Em Espanha, a convocação de novas eleições não contribuiu para a clarificação política e tudo indica que a previsível vitória do Partido Popular, não trará uma maioria absoluta necessária para governar. Registe-se a subida da coligação Unidos-Podemos que ultrapassará o PSOE, mas que não será suficiente para formar governo. Como ninguém quer governar com Rajoy, o impasse parece ser total. No meio de tudo isto, os sentimentos nacionalistas da Catalunha não abrandaram e a contestação a Madrid é mais forte que nunca, pondo em perigo a unidade do país.
Resta Portugal. No fim deste mês, o Eurogrupo reunirá de novo para apreciar a questão do "déficit" (ainda acima dos 3%) e quais as eventuais sanções a aplicar, caso o governo recuse aplicar novas medidas de austeridade. As perspectivas são moderadamente optimistas, com o governo a subestimar as críticas e o perigo de sanções, e os eurocratas a manterem a ameaça, por incumprimento das medidas exigidas. No limite, Portugal pode perder apoios financeiros, que limitarão os investimentos numa economia que não cresce. Sem crescimento económico, não há riqueza e, sem riqueza, não há investimento, distribuição e pagamento da dívida...
A coisa não está fácil e nem o Ronaldo nos safa. Não só não marca golos, como atira microfones de jornalistas para dentro de água (!?). No meio desta desorientação colectiva, resta Fernando Santos, que ainda acredita em milagres e, à falta de melhor, continua a gritar: "não percam a cabeça!".

2016/06/21

Taxi Driver (8)



Então, para onde vamos?
- Para a Buraca, pelo Monsanto...
Vamos tentar, mas olhe que isto, hoje, está tudo "entupido".
- Às sexta-feiras, é sempre assim...
Vamos tentar. Talvez pelas Amoreiras.
- Então?
Não me parece. Vamos até lá cima e viramos para Campolide. Está de acordo?
- Parece-me bem...
Eu dantes, vivia em Campo de Ourique, mas agora mudei-me para a Amadora. É melhor e mais calmo. Já lá mora há muito tempo?
- Há uns anitos, sim...
Conhece o "Panças"? Vou lá comer muitas vezes.
- Nunca lá fui.
Vive ali ao pé e nunca lá foi?  Não sabe o que perde. O cozido aos domingos, é espectacular. Eu como sempre o mesmo: "piano". Por 14euros, uma dose, que dá para três...
- Sim, por alguma razão tem sempre filas à porta...
Eu gosto mais de comer em casa. Como o que quero e posso repetir...Agora vou para casa jantar. Só trabalho à noite, para evitar o trânsito.
- Faz muito bem. Mas, se calhar tem menos clientes, ou não?
Sim, mas ganho mais. Já tenho clientes e hóteis certos. 
- Isso rende mais?
Claro. Os turistas, principalmente os russos e os angolanos, querem é borga e "strip-tease"...
- Gastam muito?
Se gastam muito? Fortunas! Olhe uma vez levei um suiço que queria duas prostitutas no quarto. Deu 800euros às duas! As brasileiras estão ricas. Conheço uma que já comprou uma herdade no Brasil e diz que, daqui a um ano, volta para lá, porque já não precisa de fazer esta vida...
- E você? Gosta do que faz?
Não é mau, por uns tempos. Mas, eu não quero fazer isto toda a vida. Já fui rico e agora tenho de cuidar da família.
- Donde é?
De Angola. O meu pai é branco e foi para África nos anos sessenta. Era militar. Em 1974, tivemos de sair de lá e viemos para Portugal. Graças a ele, ainda puderam vir mais famílias. Éramos ricos, tinhamos fazendas, muitos empregados e cinco carros...
- Estou a perceber. Agora é um imigrante. Eu também estive emigrado...
Ah, sim? Onde?
- Na Holanda. Muitos anos.
Também lá trabalhei. Em Roterdão. Uma vez, saí daqui às 7h da manhã, para chegar lá antes das sete da manhã do dia seguinte. Tinha um encontro com uma namorada. Eu sabia que a discoteca estava aberta até às 7h e, quando lá cheguei, ela ainda estava à minha espera...Estive um ano na Holanda. Não gostei. As pessoas são muito distantes, está sempre frio e a comida era má. Só me dava com cabo-verdeanos. Comia sempre em casa de africanos. Podemos não ter dinheiro, mas damos sempre abrigo a estranhos. Na Europa, já não é assim. Nem em Portugal. Se não tiver dinheiro, não tem amigos...
- É verdade, as pessoas são mais individualistas. Mas, também tem a ver com o apoio que o estado dá aos cidadãos. E como é em Angola?
Em Angola, é tudo da família dos Santos. Quando ele morrer, a filha herda tudo...
- Eu sei, já é a mulher mais rica de África...
Pois é. E está a comprar Portugal inteiro. Qualquer dia manda no país...
- É pena não ser mais generosa com o povo angolano. Um país tão rico, dava para todos...
Temos tudo, mas a riqueza está nas mãos de meia-dúzia de famílias. E olhe que há muito dinheiro. Há dias andei uma noite inteira com um angolano. Fomos jantar, depois levei-o a um clube de alterne, pagou champagne àquelas gajas todas, fomos a um "strip-tease" e acabou tudo num hotel. Gastou para aí uns 8000euros numa noite! Disse-me que, se eu quizesse, podia ficar com uma das prostitutas...
- Devia ganhar bem, o homem...
É avaliador de diamantes e vem à Europa todos os meses. Depois, quando está em Lisboa, e quer sair à noite, telefona-me do hotel...
- Isso é que é uma vida...Bom, estamos a chegar. Isto, hoje, levou mais tempo que o costume...
Desculpe lá, mas o trânsito não ajudava. São 16euros.
- Então, até à próxima.
Até à próxima. E, já sabe, não se esqueça de ir ao "Panças"...