2021/08/05

Portugal quer a taça e a medalha

A "euforia nacional" pelas medalhas portuguesas nos JO  é, no mínimo, caricata, e, no máximo, motivo  da maior apreensão, para qualquer pessoa preocupada com o País. Quando a euforia vem pela via institucional, a coisa começa a roçar a tragédia. 

O desporto em Portugal é uma anedota, e apenas tem verdadeiros motivos de regozijo na modalidade de "buraco no banco," praticado por alguns dos seus dirigentes. O verdadeiro discurso do "Estado da Nação" desportiva está todo clarinho neste escrito, que aconselho vivamente a ler. Este é o verdadeiro Portugal do desporto. 

Não há NADA a celebrar! Alapar nos feitos desportivos de Portugal, como é feito pelos do costume, é um verdadeiro escândalo. Os feitos (que o são, não haja dúvidas!) com direito a medalhas, não são do País, mas fruto da carolice dos do costume! Os clubes, alguns dirigentes mais generosos, os atletas e as suas famílias. Os responsáveis políticos portugueses deviam ter vergonha no trombil e deviam estar caladinhos quando elogiam os atletas que têm ganho medalhas nas grandes competições internacionais, em condições inacreditáveis. 

No caso de Pedro Pichardo, então, é ainda mais escandaloso! O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, demolidor na análise que faz da situação do desporto em Portugal,  lembra que estes feitos são fruto de milhares de horas de trabalho. Onde decorreu a maior parte destas horas, no caso de Pichardo? Trata-se de um atleta que fez toda a sua formação em Cuba, altamente medalhado e com recordes obtidos antes do "salto para a felicidade" (como alguém já descreveu), que foi vir para Portugal. Cuba é um país com uma política desportiva excepcionalmente desenvolvido, onde o desporto é mesmo considerado um direito, que até se dá ao luxo de exportar treinadores, já cá tivemos alguns, como exporta profissionais de saúde. 

Agora Portugal alapa-se no Pichardo, como se de um feito português se tratasse. O País regozija-se, contentinho da silva, com se este fosse o seu ouro. Será, quando muito, apenas motivo de satisfação para o clube que o contratou e para os seus adeptos. 

Não vejo maneira de incluir Portugal nos festejos. Portugal tem, até à data, 24 medalhas nos JO, Cuba tem 238. Eu soletro: duzentas-e-trinta-e-oito!! Resta saber por que motivo o jovem Pichardo decidiu sair do seu país, onde tinha condições que nenhum atleta português tem ou terá nos tempos mais próximos, para vir para esta escola de desporto, que apenas se distingue, como tal, no dirigismo desportivo criminoso, para este oásis do desporto mundial, que é Portugal...