2022/11/18

Sob o signo do Zeca

 

A 18 de Novembro de 1987, foi criada a Associação José Afonso (AJA), cuja principal missão tem sido, para além da divulgação da obra poética e musical do cantor, a defesa dos princípios que sempre nortearam a sua intervenção cívica, enquanto canto-autor e cidadão engajado.   

Ao longo destes 35 anos, muitas foram as iniciativas levadas a cabo pela AJA, a maior parte das quais de índole cultural, um pouco por todo o país e no estrangeiro, onde o Zeca nunca deixou de ser uma referência. Uma destas iniciativas, é o concerto temático, em Novembro, que nos últimos anos homenageou Alípio de Freitas, Francisco Fanhais, Manuel Freire, Rui Pato e José Mário Branco, alguns dos "compagnons de route" de José Afonso.

O concerto deste ano, que será subordinado ao tema "A Música Tradicional Portuguesa na Obra de Zeca Afonso", contará e.o. com as presenças de Miguel Calhaz, Brigada Victor Jara, Janita Salomé e "Moçoilas". Data: 19 de Novembro, pelas 16horas no Fórum Lisboa, Avenida de Roma, 14. 

Também para este mês, está programada a apresentação do álbum "Com as Minhas Tamanquinhas" (1976) de há muito esgotado e que reaparece agora, numa edição da "Lusitanian Music", responsável pela reedição do catálogo da Orfeu. Participam na sessão e.o. Teófilo Duarte, Ruy Vieira Nery, Nuno Pacheco, Nuno Saraiva e Nuno Galopim.  Seguir-se-ão, no próximo ano, as edições dos restantes álbuns da Orfeu, respectivamente, "Enquanto há Força" (1977), "Fura, Fura" (1979) e "Fados de Coimbra" (1981). A sessão de apresentação do álbum "Com as minhas Tamanquinhas", está programada para o dia 27 de Novembro, pelas 16horas, na Casa da Cultura, em Setúbal. 

Finalmente, em Dezembro, sairá mais uma edição do livro "Textos e Canções", desta vez reeditado sob o nome "José Afonso - Obra Poética", que reúne a vasta obra do poeta-cantor, onde para além dos poemas cantados são incluídos outros poemas, alguns pela primeira vez. A edição é do "Relógio de Água" e a apresentação do livro contará com a presença e.o. de Jorge Abegão (responsável pela compilação e prefácio), Francisco Vale (orador), Ruy Vieira Nery (musicólogo), Sérgio Godinho (músico), Maria do Céu Guerra e Luís Lima Barreto (declamadores) e Catarina Anacleto (cello). Data: 8 de Dezembro, pelas 17horas, na Livraria Broteria, Rua São Pedro de Alcântara 3, em Lisboa.

Um mês, sob o signo de José Afonso. O Zeca. A não perder.