2011/01/06

Vale a pena

Vale a pena ler este artigo "The credit rating agencies are leading an assault on nations and peoples" de Martin Kettle e divulgá-lo.
Vale a pena ler este artigo.
Vale a pena recordar o papel que estas agências de rating tiveram e têm na geração da "crise".
Vale a pena questionar seriamente a existência destes anjos exterminadores, desta nova peste, destes modernos carrascos dos povos.
Vale certamente a pena recordá-lo ao escutarmos os comentários do candidato Cavaco sobre este tema.
Vale a pena recordá-lo enquanto estivermos a pagar as "reformas" e a especulação que o expediente da invocação da palavra "crise" tem suscitado e perguntar porque é que, tendo rosto e tendo nós que a pagar, a "crise" continua impune.
Vale a pena saír deste torpor em que nos encontramos.
Vale a pena insurgirmo-nos contra o fait accompli.
Vale a pena condenar o perdão implícito e corresponsável que o torpor automaticamente concede aos poderosos e o libelo fácil e leviano que muitos proferem contra os que sofrem, contra aqueles que por estarem habituados a sofrer, por lhes ouvirmos poucas ou nenhumas queixas, por estarem mais debilitados ou por terem medo, deixamos condenar sumariamente em resultado deste torpor.
A culpa de tudo isto não é deles. A culpa da "crise" é dos poderosos!

2011/01/02

Isto já começa mal...

Agora que me preparava para escrever um "post" com as tradicionais saudações anuais, deparo-me com uma noticia que é, no mínimo, bizarra.
Leio que os EUA querem ter acesso aos dados biométricos e biográficos dos portugueses que constam do Arquivo de Investigação Criminal e Civil de Portugal. Trata-se de uma medida de "prevenção", no quadro do combate ao terrorismo, levada a cabo pelo governo americano, sendo que os referidos dados ficarão à guarda do FBI. Acrescenta a notícia, que o governo português já teria aceite o pedido, faltando apenas o acordo da Assembleia da República. Interessante.
Como estas coisas das relações internacionais entre estados implicam alguma reciprocidade, é de esperar que o governo português solicite igualmente os dados biométricos e biográficos dos cidadãos americanos que constem do Arquivo Criminal e Civil do FBI. Dessa forma, ficaríamos todos muito mais descansados.
Só falta saber a reacção dos criticos do WikiLeaks, os quais têm aqui uma excelente oportunidade de expressarem a sua indignação por mais esta devassa da privacidade alheia.