2013/01/18

Toma lá o tempero!


Para dar um bocadinho mais de sal à educação, a PSP usa gás pimenta. O Ministério cumpre assim o seu desígnio e "educa".
A polícia diz que evitou uma "acção mais musculada". O Ministério da Educação vai revelar em conferência de imprensa a possibilidade de convidar Rambo para Director Geral do Ensino Secundário, acumulando com funções directivas também nos jardins de infância.
E o país vai preparando desta forma os seus futuros contribuintes...

2013/01/15

De derrota em derrota até à vitória final...

No mesmo dia em que o Banco de Portugal publica o seu “Boletim de Inverno” com as previsões económicas para 2013, o governo lança uma “Conferência para a Reforma do Estado”.
E o que diz o Boletim do BdP?
Entre outras coisas importantes, que haverá uma contracção em 2013, de 1,9% do PIB (o dobro do previsto pelo governo para o mesmo período); o consumo privado irá diminuir 3.6%; o investimento cairá 8,5% e as exportações diminuirão 2,4%. Haverá ainda uma diminuição do emprego (perca real de 88.000 postos de trabalho) e a economia não deve descolar antes de 2014, a uma taxa que não deve ultrapassar 1%.
Ou seja, tudo a correr mal e com fortes possibilidades de vir a correr pior, como de resto qualquer observador, minimamente informado da realidade, podia prever. A “espiral recessiva” veio para ficar e ninguém sabe quando sairemos dela.
Por coincidência, ou talvez não, o governo anuncia com pompa e circunstância, uma conferência sobre a “Reforma do Estado”, a decorrer por estes dias no Palácio Foz, onde falarão diversos especialistas.
E o que dizem os convidados nessa ilustre conferência? Não sabemos. Para além da comunicação de abertura, lida pelo secretário de estado Carlos Moedas e transmitida por todos os canais televisivos, a comunicação social está impedida de transmitir o que vai passar-se nas salas do extinto SNI, à excepção da comunicação final, reservada a Passos Coelho que, obviamente, terá honras de “prime-time”.
Entretanto, o governo pela voz dos seus representantes, chama a atenção para a importância desta reforma e apela a todos os cidadãos para participarem e discutirem, pois dela depende o futuro do pais (!?). Mas, como, se nem sequer as propostas dos especialistas podem ser transmitidas?
Ouve-se, vê-se e não se acredita.
Contrariado por uma realidade que não se compadece com as previsões de Victor Gaspar e os elogios de instituições internacionais, apenas interessadas no pagamento dos juros aos credores, o governo lança mão de todos os estratagemas e mentiras para prolongar esta agonia que só pode conduzir o pais a um ponto de não retorno, com um inevitável pedido de um “segundo resgate”.
Provavelmente, é esta a sua real intenção: destruir as funções sociais do estado para liberalizar depois as suas principais funções e deixar ao glorioso “mercado” impor as suas leis.
Estamos pois, a aproximar-nos perigosamente da situação grega, onde os cidadãos sem possibilidade de pagar a electricidade, abatem árvores para fazerem fogueiras e, dessa forma, poderem aquecer-se. Talvez por isso, o gabinete do primeiro-ministro grego foi ontem alvo de um atentado a tiro, o segundo em poucos dias. Se a moda pega...

2013/01/13

Um euro

Está no ar há já algum tempo uma campanha do BES para atrair os mais novos à poupança. Para o efeito, os miúdos são convidados a abrir uma conta com 100 €. Cem euros. Em troca o pequeno aforrador recebe um mealheiro —concebido por uma estilista de nome sonante, de cujo significativo e diversificado empório comercial faz parte uma linha de vestuário para criança— e, contente, canta  "Tostão a tostão vou juntar um dinheirão!" Por sua vez, o BES oferece, por cada conta aberta, 1 € à Cáritas "para ajudar os meninos que mais precisam."
Cristiano Ronaldo dá crédito à alforria perguntando, em jeito de remate, ao tenro aforrador potencial qualquer coisa como "E tu? Já tens o teu novo mealheiro...?"
O anúncio está, como disse, há tempo no ar sem ter provocado, que eu saiba, uma palavra de indignação a qualquer alma dessas pias e sensíveis que por aí pulula, uma dessas que seja mais dada a contas.
Na aritmética publicitária do BES, criança + tostão + dinheirão + porquinhos de la Prada = um euro para a Cáritas... E depois perguntam-me por que razão resmungo tanto.