2017/07/02

Taxi Driver (13)

Foto Think Market

Estação de Metro de São Sebastião da Pedreira, 6 da tarde.
Longas filas de passageiros, muitos deles turistas, tentando entrar nas plataformas.
Do lado interior das cancelas, dois seguranças do metro esbracejam e gritam, tentando impôr alguma ordem no caos: "a linha azul, não funciona, só a linha vermelha, a linha azul não funciona...".
Desisto dos meus propósitos e volto a subir em direcção à rua. Em frente ao El Corte Inglês, vejo dois táxis com passageiros dentro. Dirijo-me para um deles. No passeio, uma senhora espera a sua vez. Não me responde e continua a falar ao telemóvel. O motorista olha-me e faz sinal. Posso entrar.
"Para onde?", pergunta-me
- Para a Buraca, sff...
"Quer ir por onde? Voltamos para trás, ou vou direito ao Monsanto?"
- Pode ir pelo Monsanto, já que está virado para esse lado...
"Isto hoje está um caos".
- Talvez tenha a ver com o Metro. A linha "azul" não funciona e os passageiros estão a ser mandados para trás...
"Então, deve ser por isso. Viu aquela "gaja" de verde, que estava à sua frente?"
- Vi, e até lhe perguntei se ia apanhar o táxi.
"Pois ia...mas queria entrar com um passageiro cá dentro. Eu disse-lhe para esperar e ela foi apanhar o táxi de trás. Era o que faltava! No meu táxi, só entram as pessoas que eu quero..."
- Faz muito bem. De facto, os táxis já tiveram melhores dias...
"A culpa é destes gajos que fazem as leis. São os "Ubers", são os "tuc-tucs", isto é cada um por si e Deus por nós todos"...
- Mas, então não estava para sair uma lei sobre os carros "Uber"?
"Pois estava e está. Há quanto tempo? Pelo menos, desde Outubro passado. Era para ter ficado pronta em Dezembro e estamos em Junho...está a perceber a coisa?"
- O laxismo português, no seu melhor...
"Isto é tudo uma "tanga". Estão todos feitos uns com os outros e ninguém desata o nó. Contratam gajos estudantes com 18 anos, que querem ganhar umas coroas à noite, pagam-lhe à corrida, com recibos verdes, sem seguros nem nada e, quando não precisam deles, "despacham-nos". Eu também posso guiar os carros da "Uber". Fui lá responder ao anúncio: tenho 40 anos de experiência, todos os seguros em dia, pago 3000euros por ano (só do seguro de passageiros), 60 horas de curso de dois em dois anos, fora as revisões do carro, contabilidade organizada, impostos, mais as "alcavalas" do costume...se me dessem 2000euros limpos por mês, com contrato, estava interessado".
- E?...
"Sabe o que o gajo me respondeu? Isso não ganhamos nós aqui...depende tudo dos clientes e dos percursos. Há dias em que muitos dos nossos carros, nem sequer saem..."
- Não falou dos impostos?
"Quais impostos? Mas, você acredita que aqueles "manfios" pagam impostos? Vai tudo para a Holanda, que lá pagam menos. Aos motoristas (os putos de 18 anos) pagam à corrida e a recibo verde. Nem 5 euros liquídos por hora! Não há seguros para ninguém, nem táximetros! Eu, se for apanhado pela fiscalização, podem sempre controlar as corridas que fiz e quanto entrou em caixa. A máquina, não mente. Aqueles gajos, não. O dinheiro passa pelo cartão de crédito e é debitado à cabeça. Grande negócio!"
- Pois é. Há países, como a Dinamarca, onde a "Uber" já foi proibida.
"E fazem eles muito bem. Só cá, neste país de "tansos", é que autorizamos tudo. Uma bandalheira."   
- Se fosse só nos táxis...os transportes públicos, estão uma desgraça. O Metro, então, nem se fala...
"Pois não. Sabe porquê? Porque não têm dinheiro para mandar arranjar as composições e têm de tirar peças das carruagens paradas. Só andam com metade da frota. Por isso faltam combóios!".
- Sim, já li isso. São os próprios directores dos serviços que o dizem.
"Claro. Olhe para os combóios. É a mesma coisa. E os barcos para a outra banda. Só uma parte dos barcos é que está operacional. O resto, está encostado, à espera de reparações e manutenção".
- Com este aumento do turismo, não sei como vai ser...
"Como vai ser? À "portuguesa", como queria que fosse? Olhe para os "tuc-tucs". Sabe quantos são"?
- Sei lá, para aí uns trezentos...
"Quatrocentos e cinquenta!"
- Já?
"Sim, sim. E não têm horários, nem táximetros, levam o preço que querem, podem andar com motores a gasolina a poluir o ambiente, é uma "balda".
- Mas, a Câmara de Lisboa criou uma lei para ordenar os "tuc-tucs"...
"Pois criou. Leis não faltam. Somos o país das leis. Mas, alguém cumpre alguma coisa?"
- Estou de acordo, leis não faltam. Um país onde impera o laxismo.
"E depois, não sabem nada. Nem ruas, nem nada. Como é que hão-de saber? Há dias chegou-se um gajo da "Uber" ao pé de mim e perguntou-me onde ficava a Rua das Titias...eu sei onde fica. Perguntei-lhe se ele tinha GPS. Disse-me que sim, mas o GPS não indicava a rua. É uma rua pequena, ao pé do edifício da RTP, só com duas vivendas de um marquês qualquer...eu disse-lhe: se o GPS não indica, nunca mais vais dar com a rua".
- Pois, também nunca ouvi falar de tal rua...
"E sabe onde fica a Travessa das Bolachas? Pois é, ninguém sabe. Mas, nós, os motoristas de táxi, temos de saber. É a diferença. São muitos anos a "virar frangos", caro amigo"...
- Nada como um bom profissional.
"Bom, chegámos. Desculpe lá o desabafo. Também é preciso. Agora, vou direito a casa, que a "patroa" está lá com o petisco à espera".
- Boa noite.