2012/02/20

Zeca Afonso 25 anos depois

Passam, esta semana, 25 anos sobre a morte de José Afonso. No ano em que nos deixou, foi igualmente fundada a Associação José Afonso, que tem como objectivos "perpetuar a memória viva do poeta-cantor José Afonso; contribuir para a difusão da sua obra e do seu exemplo de vida e prosseguir nos planos cultural e cívico, a obra de José Afonso" (dos estatutos).
Para celebrar este duplo acontecimento, estão previstas, ao longo do ano, diversas actividades a nível nacional, tanto da iniciativa da Associação e dos seus núcleos regionais, como da iniciativa individual e colectiva que, a esta efeméride, se quiserem associar.
Neste âmbito, a Associação Académica de Coimbra, organiza uma semana dedicada a José Afonso, sob o lema "José Afonso, o rosto da utopia", que inclui uma exposição sobre a sua obra discográfica "Desta canção que apeteço", debate com a participação de Joaquim Vieira, Adelino Gomes e Rui Pato e diversas sessões de poesia e canto afonsino.
Em Lisboa, na próxima quinta-feira, dia 23, o recém-criado núcleo da AJA, assinala a efeméride com um concerto-maratona na Academia de Santo Amaro em Alcântara, com a participação e.o. de Hélder Costa, Francisco Fanhais, Francisco Naia, Couple Coffee, Zeca Medeiros e o Coro da Casa da Achada.
No Porto, o núcleo da AJA-Norte, organiza diversas iniciativas em redor do manifesto "Amigos, maiores que o Pensamento" onde, para além de José Afonso, se recorda Adriano Correia de Oliveira, desaparecido há 30 anos.
Todas as informações sobre estas iniciativas e sua calendarização, podem ser seguidas através do "site" da AJA.