2008/03/08

Reforma Zero

O governo e a ministra da educação vão ter agora um enorme dificuldade em avançar com qualquer reforma do ensino. Os professores ganharam uma força que os ilibou automaticamente de quaisquer responsabilidades no que respeita à questão da qualificação dos portugueses, passada e futura. Tudo vai ficar na mesma.
De paixão em tragédia, assim se transformou a questão do ensino. Depois de todos estes meses, o que fica deste tema é que uns são "pró" outros são "contra"...
Perdemos (mais) uma oportunidade. Seria preciso muito bom senso e muita disciplina individual para ultrapassar a "reforma zero" que vai daqui resultar. Mas, como se previa deste confronto estúpido e inútil entre um governo de nabos e incompetentes e uma classe que não parece estar à altura das necessidades do país, bom senso é palavra que não existe e disciplina individual só se for imposta por uma qualquer carga de chuis solícitos... Não há, pois, nada a esperar.
Os juros políticos que todos iremos pagar por esta aventura vão ser certamente pesados, mas isso até é o menos. O País, esse, segue, como sempre, dentro de momentos.

2008/03/07

Novas Oportunidades

Agora que o nosso sistema de ensino tem vindo a ser tão contestado, é bom ver a polícia voltar às escolas.
Não sei se as visitas estão inseridas nalgum curso de "novas oportunidades", mas penso que devem ser dadas oportunidades novas aos polícias, com vista a obter mais conhecimentos e informações. Conhecimentos e Informações são, como sabemos, as bases de uma sociedade moderna, assente na Investigação e Desenvolvimento, paradigmas de qualquer governo que se preze. As escolas já tinham professores e alunos, faltavam só os polícias. Percebe-se a estratégia: uma vez nas escolas, os polícias não só as guardam, como ainda por cima, aprendem. Ainda dizem mal desta ministra de educação!

2008/03/05

A Guerra das Estrelas

Ainda não foi desta que os Estados Unidos - e o Mundo, por extensão - ficaram a saber quem será o candidato democrata nas próximas eleições americanas. Já no campo republicano, McCain limitou-se a cumprir calendário e a aumentar a sua confortável vantagem, sendo hoje o candidato oficial dos conservadores.
Numa noite de "tudo ou nada" para Hillary, a candidata ganhou dois estados determinantes (Texas e Ohio) e ainda arrecadou uma vitória em Rhode Island. Para Obama, restou Vermont, o estado "mais progressista" do mapa eleitoral americano.
Independentemente do resultado final, lá mais para o Verão, os sinais transmitidos nesta corrida de resistência democrata, confirmaram as tendências conhecidas: mais mulheres, latinos e trabalhadores de "colarinho azul" a votarem em Hillary; mais jovens, negros e classe média/alta, a votarem em Obama. Já em número de nomeações, a vantagem continua a pertencer ao candidato negro, que esta madrugada detinha 1477 lugares contra 1391 da rival. Tudo em aberto, pois.
Resta a questão principal: numa campanha marcada por "jobs, war and taxes" (empregos, guerra e impostos) qual será o candidato melhor apetrechado para debelar a crise americana? A ambiciosa, inteligente, realista e "experiente" Clinton, ou o ambicioso, inteligente, idealista e "inexperiente" Obama?
A avaliar pelos ataques pessoais dos últimos dias, a campanha só pode subir de tom. Não é, de resto, de excluír novas acusações, com vista a destabilizar o adversário. Até ao momento, o "clã" Clinton mostrou ter mais experiência nas "peixeiradas". Não é de todo improvável que resultem. Em Abril, saberemos.

2008/03/04

Hengameh

E, de repente, acontece poesia. Je vois la vie en rose, deve estar a cantar Hengameh, a mulher cujo marido foi condenado a dar-lhe 124 mil rosas! A setença foi ditada por um tribunal iraniano a Shahin, um homem avarento que não cumpriu a sua palavra relativamente ao dote prometido à mulher.
Shahin terá agora de desembolsar o equivalente a 163 mil euros em rosas se não quiser ir parar à cadeia.
A poesia já esteve na rua em 74, como observou Vieira da Silva. Agora foi visitar a Justiça. No Irão.