2010/06/11

I've got a feeling

Começou o "circo" e os prognósticos, nesta altura do campeonato, não podiam ser piores.
Se o apuramento para a fase final já tinha sido "arrancado a ferros", o que se seguiu apenas confirmaria as piores impressões: uma selecção constituida por jogadores em baixo de forma, lesões preocupantes, um seleccionador sem soluções para lugares-chave da equipa, um estágio "morno" na Covilhá, fracas prestações nos jogos de preparação e uma forma física decepcionante. Às críticas da "bancada", o verdadeiro treinador respondeu sempre fleumaticamente, afirmando sermos os "maiores" e que vamos prová-lo no hemisfério sul. Mal tinhamos chegado a África e já o nosso melhor acrobata (duplo salto com flic-flac) tinha partido a clavícula. No meio deste "karma" lusitano, nem os jornalistas do "bungalow" conseguiram escapar. Valeu estarem já a dormir, o que ajuda sempre nestas situações.
A esperança renasceu esta semana com a infelicidade do Drogba, mas hoje os noticiários passavam em roda-pé que, afinal, sempre vai jogar contra Portugal. Quem parece não acreditar nos "navegadores" é o Toni, que preferiu ser "olheiro" a "patrioteiro", segundo a velha máxima "trabalho é trabalho, cognac é cognac".
O que é que ainda faltará acontecer à selecção? Não sabemos. Já provámos que somos sensíveis às "vuvuzelas", pois ninguém parece ouvir nada dentro do campo. Daí, a razão de cada um jogar por si. Pode ser que seja essa a táctica. Os adversários estão à espera de um modelo de jogo e nós ainda andamos à procura dele. Às vezes, dá resultado.

A ascensão asiática

2010/06/07

O jazz no centro

Terminou a oitava edição do Jazz ao Centro, Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra. Não conheço as estatísticas mas estou certo que foram mais um retumbante sucesso os Encontros deste ano.
Mais um êxito porque, em primeiro lugar, a persistência da equipa liderada pelo Pedro Rocha Santos conduziu a um caso de sucesso que é, em si, um facto digno de assinalar. Organizar (uma máquina a organização deste JaC!) ao longo de todos estes anos um festival com esta dimensão, sem quebras de qualidade e transformar o seu figurino, ampliando-o, dando-lhe uma dimensão nacional e impondo um carácter ainda mais transcendendente, através, nomeadamente, das suas publicações, das suas exposições e de uma dimensão pedagógica, única nas iniciativas desta natureza levadas a cabo no país, é um feito assinalável que merece enorme destaque.
Mas, é também um êxito porque, ao cuidado na programação e nas condições técnicas de produção, junta-se uma coisa única que eu creio que também ajuda o evento a destacar-se de eventos da mesma índole, que observamos no panorama nacional e internacional: apetece ouvir e tocar música no JaC.
A atmosfera gerada em Coimbra pelo JaC, a hospitalidade, o cuidado posto pela organização no acolhimento dos seus espectadores e convidados e nas condições proporcionadas a todos, a magia que circula no ar, ajudam a criar um evento sem paralelo, que transborda de vibrações positivas e em todos deixa uma marca de grande optimismo e alegria. Pela minha parte, o meu público obrigado. Que se mantenha este Jazz ao Centro por muitos e bons anos! Venha 2011!