2015/10/05

E agora, António?

À excepção do crescimento exponencial do BE, os resultados destas eleições não surpreenderam.
A coligação governamental ganhou, mas sem maioria absoluta (como era esperado).
O PS perdeu ingloriamente (sem conseguir melhorar os resultados de Seguro).
A CDU, apesar de menos votos que o BE, aumentou a percentagem, cresceu em votos e em deputados, sendo agora o 4º partido na AR (o que pode indiciar o fim da "era" Jerónimo).
A entrada do PAN na AR, sendo interessante, não altera o equílibrio de forças no Parlamento. 
Posto isto, que conclusões (necessariamente provisórias) há que retirar?
Os portugueses, descrentes da política, voltaram a abster-se em percentagem significativa (43%) e, entre um mal (conhecido) e um futuro (desconhecido), optaram pela coligação governamental, ainda que esta tenha recebido menos 700.000 votos do que nas últimas eleições.
Para esta votação, terão contribuido diversos factores, entre os quais o "fantasma" da governação Sócrates, o efeito Syriza e alguns indicadores positivos, entre os quais o regresso de Portugal aos mercados e os juros da dívida aos níveis mais baixos de sempre.  
E agora?
Cenários possíveis:
1) Cavaco, impossibilitado de convocar eleições, irá convidar a Passos Coelho (PàF) a formar governo. Este não tem maioria absoluta no parlamento e não poderá governar em minoria, a menos que a oposição se abstenha.
2) Cavaco convida o 2º partido mais votado (PS) a formar governo. Costa, debilitado pela derrota, poderá tentar convencer os partidos à sua esquerda (BE e PCP) a apoiá-lo, mas dificilmente conseguirá, dadas as exigências de ambos os partidos.
3) O impasse pode eternizar-se, o que conduzirá, inevitavelmente, à convocação de novas eleições. Estas só poderão realizar-se, após a eleição do novo presidente da república (Janeiro de 2016) e nunca antes de Março...
Tudo ficou menos claro e a crise não acabou.
Caminhamos para uma situação à "grega", já que não é expectável que Costa viabilize um novo governo PSD/CDS e, menos ainda, que consiga entendimento à sua esquerda (BE/PCP).
De todos os partidos, o PS foi aquele que sofreu maior derrota. Será no interior desse partido que iremos assistir às maiores clivagens entre as facções existentes. É tudo menos certo que António Costa se mantenha como líder por muito mais tempo, pelo que será necessário um congresso clarificador, após as eleições presidenciais. Se Marcelo concorrer e ganhar, o PS poderá mesmo "implodir" e tornar-se uma espécie de PASOK à portuguesa.
Não está fácil a vida política portuguesa, mas entre o pântano actual e a incerteza futura, venha a clarificação.    

O filme que o PS não está a ver...


2015/10/04

Apontamentos eleitorais

São 17h. e ligo a televisão na procura de informações actualizadas.
Num canal informativo, a par das notícias do dia, leio em roda-pé que, até às 16h. de hoje, teriam votado 44,38% dos recenseados (correspondente a mais de 4 milhões de portugueses). É bom, é mau? A notícia, em roda-pé, acrescenta que votaram mais 2,4% do que à mesma hora em 2011...
Apesar do mau tempo a Norte do Tejo, do caos nalgumas mesas de voto (MiraFlores, por exemplo), e dos jogos de futebol desta tarde, a vontade de participar não parece ter esmorecido entre os portugueses.
Algumas coisas, no entanto, parecem estranhas: amigos meus (emigrantes) que habitam na Holanda e estão registrados no mesmo endereço há dezenas de anos, não receberam este ano o boletim de voto. E agora?  Podem ainda votar? Como, se esta noite são já conhecidos os resultados?
E a "bagunça" (que ainda decorre neste momento) nas mesas de voto de MiraFlores, que levaram muitas pessoas a abandonarem o local? Dizem que é devido à alteração do nome e do número de novas freguesias, entretanto unificadas...mas, então, tiveram um ano para actualizar os cadernos e não conseguiram? Porquê? Na era da tecnologia, isto é assim tão difícil? Então, as Finanças não enviam avisos de cobrança a toda gente, mesmo àqueles que não têm dívidas? Se há deveres, tem de haver direitos, certo?
E esta coisa de manter os jogos de futebol, no dia de eleições? Não podiam ter antecipado os jogos todos para ontem?
Mas, agora somos todos parvos, ou quê?  

Já está...

Lá fui, antes do meio-dia e após lauto pequeno-almoço, que isto de votar de barriga vazia não é aconselhável. A Escola, situada na freguesia de Águas-Livres (ex-Buraca), parecia uma feira: pessoas a entrar e a sair, vendedores de atoalhados, roupas e chapéus de chuva. Apesar dos aguaceiros, as urnas, distribuidas por dois edifícios e mais de 30 salas, apresentavam uma boa afluência. De regresso a casa, cruzei-me com dezenas de caras conhecidas: vizinhos e moradores do bairro.  Pareceu-me ver caras decididas. Que sei eu?... 
Abro a televisão e confirmo haver uma boa afluência às urnas em todo o país. Até ao meio-dia, já teriam votado mais de 20,65% (correspondentes a cerca de 2 milhões de eleitores). O "pivot" de serviço informa que a abstenção pode rondar os 42%...É muito, penso para mim mesmo, mas tudo é (ainda) possível. Inclusive, o descrédito total das empresas de sondagens...
Esperar para ver, é agora a única resposta. Logo à noite, há mais...