2014/04/29

Mudar de Vida...

... é o título do filme, dedicado à vida e obra de José Mário Branco, exibido no "Indies", o Festival de Cinema Independente, a decorrer esta semana em várias salas de Lisboa.
Um documento importante, num país sem grande tradição de "biopics" e, onde, a maior parte dos documentários, é feita para a televisão.
A partir de material inédito, filmado em França nos anos setenta, o documentário "Mudar de Vida: José Mário Branco, vida e obra", acompanha cronologicamente a vida do cantor, desde o exílio em Paris ao regresso a Portugal, após o 25 de Abril, incluindo as experiências no Colectivo GAC e nos grupos de teatro "A Comuna" e "Teatro do Mundo", até ao seminal "FMI", período que, nas suas próprias palavras, encerra um ciclo da sua vida artística. Segue-se uma segunda parte, onde o filme acompanha o processo criativo do músico e compositor, em projectos tão díspares como a produção dos álbuns de Camané ou "raps" de Chullage, sem nunca passar ao lado da intervenção política, um prolongamento da sua vida como músico.
O documentário, abre com o texto "Mudar de Vida", do concerto do mesmo nome, filmado na Culturgest em 2008 e que, ao longo do filme (115 minutos), regressa como fio-condutor da obra.
Realizado pelos jovens Pedro Fidalgo e Nelson Guerreiro, "Mudar de Vida" foi produzido com a ajuda de "crowdfunding" e é uma co-produção luso-francesa. As suas quase duas horas de duração, provam que o dinheiro foi bem investido. A ver, porque imperdível.   

2014/04/27

A ouvir...



Vale a pena ouvir esta entrevista que Salgueiro Maia deu a Manuela Cruzeiro, pouco tempo antes da sua morte. Revelações importantes foram feitas nessa altura, que importa recordar hoje.