2009/10/23

Linguagem de caserna

O presidente da CIP arrisca-se a ganhar um lugar na galeria das figuras mais ridículas da vida pública portuguesa, juntamente com os Jardins, os Loureiros e os Torres. Desdobra-se numa patética sucessão de declarações que revelam bem a casca grossa que se esconde por detrás da fina camada do aparente polimento.
Agora declara, pimpão, que os "patrões estão de pé atrás". A linguagem de caserna --ou de caverna, como quiserem--, a postura e o grau de total irresponsabilidade que revelam, dizem bem do nível a que tudo isto chegou.
O QREN não terá uma verba para formação de patrões? E vai uma aposta em como o homem vai ser reconduzido no cargo?

2009/10/22

Acendam as fogueiras!

Isto está a aquecer. Ainda não tinhamos percebido bem o alcance das palavras do "inteligente" David de Estrasburgo - que por um lado aconselha Saramago a mudar de nacionalidade e por outro tem vergonha de ser português - e já o Padre Carreira vem a terreno defender a leitura da Nova Bíblia, não vá alguma ovelha tresmalhada querer mudar de rebanho.
A "cereja em cima do bolo" é, no entanto, a última entrevista do Torquemada da paróquia. Sousa Lara - o mesmo que impediu o "Evangelho Segundo Jesus Cristo" de concorrer ao prémio europeu de literatura quando era secretário da cultura - vem hoje ao púlpito exortar as hostes. Primeiro, desvalorizando o "exotismo" de um escritor que comparou a Berlusconi, pois "pode dizer tudo quanto quer". Depois, mais refinado, lamentando a liberdade de "certas pessoas que chegam a um patamar em que a Humanidade lhes perdoa tudo". Finalmente, este extraordinário pensamento: "há tanto tema para escrever um bom romance, estar sempre a bater nas religiões e a insultar é, no mínimo, de mau gosto...". De facto, com tanta coisa para escrever, porquê logo escolher a religião?
Quem deve estar a pensar o mesmo é o Salman Rushdie. Esteve dez anos enfiado numa cave e ainda hoje não sabe bem porquê. À época, o "fatwa" lançado pelos islamitas radicais, apenas o queria eliminar. Aqui, a coisa sempre fia mais fino. Houve a secularização e não se podem acender fogueiras todos os dias. Mas, com a desculpa do Inverno, já começou a apanha das achas para a lareira...

2009/10/21

Rankings

A associação Repórteres Sem Fronteiras, publica anualmente um relatório sobre liberdade de imprensa no mundo. O relatório revela que Portugal desceu para o 30º lugar no ranking internacional. A credibilidade do relatório é questionada uma vez que não se conhece exactamente quem fornece os dados que permitem elaborar esta classificação, mas não nos custa acreditar que, neste capítulo como noutros, Portugal esteja em queda.
A intolerância e o medo da verdade passaram já sem dúvida para o DNA dos portugueses. A imprensa portuguesa reflecte tudo isso. Este ranking, se pecar, é por defeito.
Em matéria de rankings porém nem tudo é mau. No ranking da FIFA, a selecção de futebol portuguesa voltou a ocupar um lugar no top ten.
Somos mesmo bons a tratar das coisas ao pontapé.

2009/10/20

Rituais de Outono

Já estava com saudades. Da chuva. Hábitos de quem viveu trinta anos no Norte da Europa.
A diferença é que, no nosso país, as casas são frias e húmidas. Quando chove, a alternativa é ficar em casa com frio ou ir para a rua e ficar todo molhado. Não é uma escolha fácil.
O que me continua a espantar, após todos estes anos, é o efeito catastrófico que a água causa no quotidiano dos portugueses. Todos os anos, com as primeiras chuvas, lá vêm as inundações do costume.
Tome-se como exemplo o caso de hoje. No noticiário das nove, o "pivot" de serviço abre com: "ventos de 80km por hora e chuvas fortes causam inundações em Lisboa e no Porto. Os bombeiros não chegam para as operações de socorro. Caos no trânsito das principais entradas de Lisboa. Em virtude das más condições atmosféricas, o serviço nacional de segurança resolveu decretar o alerta amarelo para todo o país".
Fui ver: de facto, a chuva, que caía abundantemente, ameaçava de inundação o meu quintal. Nada que umas boas vassouradas não resolvessem de imediato. Também é verdade que, ciinco minutos mais tarde, o sol brilhava de novo.
Se todo este caos é provocado pelas primeiras chuvas e é assim todos os anos, porque é que continua a ser assim todos os anos e não são tomadas as medidas preventivas necessárias? O que seria de Portugal, se aqui chovesse como na Holanda, um país onde um terço do território está abaixo do nível do mar e não existem, praticamente, inundações? Estaríamos certamente perante um caso de "alerta vermelho".
Estranho país este, onde o "choque tecnológico" é capaz de projectar linhas de alta velocidade, "hubs" aeroportuários ibéricos, pontes rodo-ferroviárias e estádios para implodir, mas onde não se consegue prever a cíclica chuva que cai, todos os anos, pelo Outono.

2009/10/19

Não habia nexexidade...

Ler as reacções da Conferência Episcopal aos comentários de José Saramago é como observar os anéis das árvores, a chamada dendrocronologia. A gente pega num tronco de uma árvore com centenas de anos, olha para aqueles anéis, analisa-lhes a forma, desvenda-lhes o conteúdo e pensa: olha como era o mundo naquele tempo!
O mesmo fazem os cientistas que estudam as camadas profundas dos gelos ou os sedimentos terrestres. Dados sobre a temperatura terrestre, a precipitação, a química e a estrutura dos gases da atmosfera, as erupções vulcânicas, a variabilidade da actividade solar, etc, está lá tudo.
Ler os comentários da Conferência Episcopal sobre o livro "Caim" é um exercício semelhante. A gente lê-os e pensa: olha como era o mundo naquele tempo!
Com uma diferença: naquele tempo a Igreja mandava assar os Saramagos que lhe surgissem à frente. Agora faz-se de vítima e acusa o albigense de não saber ler a Bíblia e de ter montado uma "operação publicitária" com o seu livro, advertindo-o que deveria "ir por um caminho mais sério".
O porta voz da Conferência Episcopal diz que "não está nas minhas prioridades a leitura desse livro, porque pela apresentação que aparece na Comunicação Social acho que é de alguém que não entende os géneros literários da bíblia". É uma pena que não o leia porque talvez lá descobrisse também uns anéis ou uns sedimentos cheios de informação interessante. E de descoberta em descoberta talvez conseguíssemos, finalmente, saír todos das trevas...