2013/01/21

Conhecer a Dívida para Sair da Armadilha

Realizou-se este fim-de-semana, nas instalações do Instituto Franco-Português em Lisboa,  o “1º Encontro Nacional da Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública”, subordinado ao mote “Crises não pagam dívidas”. 
O Encontro, que fechou o  primeiro ano de actividades da Comissão de Auditoria, eleita em 17 de Dezembro de 2011 no Cinema S. Jorge, tinha como objectivos principais apresentar o “Relatório Preliminar do Grupo Técnico”, avaliar as actividades desenvolvidas em 2012, discutir novos planos de acção e eleger uma nova comissão para 2013. A sessão, para a qual se inscreveram cerca de 400 participantes, entre activistas e apoiantes, encheu literalmente o auditório do IFP, que se revelou pequeno para todos aqueles que se interessam por esta causa pública.
Na sessão da manhã, destaque para o balanço das actividades do IAC neste primeiro ano, e a apresentação do “Relatório Preliminar”, a cargo do relator José Castro Caldas, onde seriam abordados alguns “casos de estudo” investigados.
A parte da tarde seria dedicada às comunicações dos convidados estrangeiros, Éric Toussaint (que já estivera presente no S. Jorge) e António Sanabra Martin, da ATTAC espanhola, para além da aprovação da Resolução deste 1º Encontro Nacional e a escolha da Comissão Coordenadora para 2013, composta de 56 nomes da sociedade civil, 48 dos quais transitam da Comissão anterior.
O IAC continua aberto à participação activa de todos aqueles que, a nível nacional, queiram participar e apoiar este movimento de Auditoria Cidadã à Dívida Pública, o qual entra, agora, no seu segundo ano de actividade.
Para mais informações os interessados podem consultar o “site” do IAC. O “Relatório Preliminar do Grupo Técnico” pode ser descarregado aqui.