2009/11/21

O prazer está nas tuas mãos


É este, segundo a Visão, «o mote do programa lançado pelas secretarias da Educação e da Juventude da Extremadura e incluiu workshops que pretendem acabar com os mitos sobre a masturbação».
O que eu não daria, na minha adolescência, para poder frequentar um curso de cujo programa fazem parte «técnicas de masturbação e uso de objectos eróticos»…
Que “inveja” tenho dos jovens de hoje, que, além do acesso ao mundo através de um clic, têm agora cursos onde se ensina a bater punheta!
Mas nem tudo são rosas. Os responsáveis esclarecem que, além de esperarem «derrubar muitos mitos negativos sobre a masturbação, claro», «o programa tem muitos mais aspectos, como hábitos saudáveis, auto-estima, afectividade, identidade de género, doenças de transmissão sexual...» Apesar disso, aí estão os empatas do costume: a Associação de Pais Católicos da Extremadura «formou um grupo de protesto que ameaça levar o governo regional aos tribunais».
Lá entram em campo as religiões, lá temos o caldo entornado.
Isto faz-me lembrar o sketch de Tudo o que Você Sempre Quis Saber sobre Sexo, de Woody Allen, em que, na hora do vamos ver (como diriam os brasileiros), o organismo tem de enfrentar e anular a acção de um padre, pauzinho na engrenagem que tenta impedir o bom funcionamento do mecanismo (literalmente, no filme) do elemento masculino, a pretexto de que os elementos do casal que estão envolvidos no acto amoroso «nem sequer são casados!»

2009/11/18

Fuso Luso 1

À distância Portugal parece sempre melhor. Mas, lá está a estatística a estragar tudo e a trazer-nos para a realidade. Leio hoje, à distância e por alto, que o país desceu no ranking da corrupção, numa lista liderada pela Somália, essa hipótese cada vez mais remota de país. Os países de expressão portuguesa afundaram-se todos neste ranking, com a excepção de Cabo Verde.
A corrupção parece ser o que melhor define a "expressão portuguesa" e está perto de se transformar num traço dominante da nossa cultura.
Isto assim visto ao longe, com distância, embora ainda embalado pela qualificação de Portugal para o Mundial, não parece ir nada bem...