2009/05/02

Europeus

A pouco mais de um mês das eleições europeias, o interesse pela Europa é preocupante. A acreditar nas primeiras sondagens, entretanto saídas em diversos orgãos de comunicação social, a maioria da população não pensa sequer votar! Paradoxalmente, os cabeças de lista mais conhecidos, são aqueles que têm menos votos em termos partidários. Há aqui uma contradição aparente que não parece muito lógica...
Pior, nos painéis do partido que diz que nós "somos" europeus, uma das mensagens está incorrecta. Mostra Mário Soares a assinar a adesão, à então CEE, a 12 de Junho de 1986. A data certa é 12 de Junho de 1985!
Com "europeus" destes, não vamos a lado nenhum...

2009/05/01

O 1º de Maio

Enquanto a taxa de desemprego ronda os 9% e ameaça, como alguns analistas prevêem, alcançar os dois dígitos; enquanto a percentagem do PIB que representa o trabalho desceu para os ca. 30%, depois de já ter estado nos ca. 60%, o grande tema de conversa deste 1º de Maio foi... Vital Moreira!
Abriu todos os telejornais, confessou ufano que já tem a "sua Marinha Grande" e disse que a sua preocupação é elevar o nível do debate democrático.
Graças a ele, o debate já está nos píncaros...

2009/04/30

Justiça e injustiça

As palavras de D. Januário Torgal Ferreira sobre a questão da justiça em Portugal fazem todo o sentido. A voz do bispo das Forças Armadas é corajosa, diria mesmo demolidora, e reflecte a avaliação que todos fazemos desta área chave da vida do País.
Só um tolo poderá pensar o contrário. Pena é que os vários agentes da justiça não aproveitem o mote dado pelo bispo para fazer uma acto de contrição perante o povo português pela modo, de facto, vergonhoso como este sector da vida nacional funciona.
Estas palavras mereceram reparos. Alguns desses agentes da justiça tentaram retirar-lhes a carga dramática que efectivamente têm, acusando-as de serem demasiado generalistas e declarando, de forma pueril, que não se sentem atingidos por elas. Pudera!
Se algum reparo há a fazer às palavras de D. Januário é o de que elas pecam por defeito. Há, de facto, um problema de justiça em Portugal. Mas, há sobretudo, um problema de injustiça. A sociedade portuguesa é injusta nos seus desequilíbrios e nas suas profundas desigualdades. É injusta na hipocrisia das suas alegações declaradas. É injusta na arrogância da sua indiferença. Velhos problemas que ficaram de fora do novo "mapa judiciário", mas que estão exemplarmente reflectidos no novo código de custas...
Será que, como prelado, D. Januário quis lembrar que, se bem que a justiça dos homens possa estar a falhar, a injustiça tem sempre o recurso supremo para a justiça divina. Que por vezes segue linhas tortuosas, como sabemos...

2009/04/29

A gripe da economia

Não tenho nada contra nenhum economista ou gestor em particular, mas tenho tudo contra os economistas e gestores em geral. Quando os ouço a fazer previsões, então, dá-me logo vontade de puxar do revólver!
Ouvi-los debitar diariamente banalidade atrás de banalidade, com aquele ar irritante de quem sabe algo que a gente não sabe é coisa que me deixa doente.
Já estou como o outro, read my lips: as "previsões", interpretações e explicações para a "crise" que se vão descobrindo por aí têm um denominador comum, o da sua total falta de credibilidade! Bem podem os gestores, doutos economistas e "analistas" da economia exibir estatísticas, mostrar-nos muitos gráfico, citar prémios Nobel. O mundo está como está por vossa causa, por causa do falhanço total da vossa "ciência" e por causa da vossa ganância.
E não vai melhorar com os vossos exercícios miseráveis de hipocrisia...
As previsões que fazem e os cenários que pintam agora são tão credíveis como os cenários que terão sido traçados antes, que conduziram à actual situação de catástrofe mundial.
Imagino o que seria do mundo se os médicos epidemiologistas falhassem nas previsões e nas medidas para controlo da gripe dos porcos como os economistas e gestores falharam e falham em relação à epidemia da economia.
Arrisco mesmo dizer que sei muito bem em que porcos é que se desenvolveu a estirpe de vírus que provocou esta pandemia fulminante, esta gripe da economia mundial, de que todos estamos a padecer, aguardando com impaciência crescente por ver a vacina ao fundo do túnel...

2009/04/26

Ao largo!

Afinal os valores de tolerância democrática que Abril gerou prevalecem. Santa Comba ficou orgulhosamente só neste seu desafio. O largo com o nome do ditador foi inaugurado, sem incidentes, ao que parece, apesar da declarada intenção provocatória.
Para os registos fica uma acção caricata, ligada a um largo caricato, com um nome anacrónico, e da satisfação de uma população caricata, cuja autarquia tem à sua frente um presidente de câmara caricato, de um concelho fantasma, com poucos atributos, de entre os quais sobressai o de ser um deserto, habitado por zumbis, a única ambição dos quais é serem governados por um zumbi. Pelos vistos, no que toca ao governo da autarquia, já têm a sua ambição satisfeita.
Santa Comba Dão é localidade para passar ao largo...