2009/11/28

Smartphones

Tivessem os sucateiros deste regime enferrujado acesso ao crypto-smartphone russo e nenhuma "pessoa de bem" do nosso regime estaria agora indiciado no crime de tráfico de influências que dá pelo nome de "Face Oculta". Limitações do nosso desenvolvimento tecnológico. Mas, não desesperem os mafiosos portugueses: a coisa custa apenas 2.000 euros o que, para os Godinhos da nossa praça, são "peanuts". Não foi ele acusado de querer comprar Vara por apenas 10.000 euros? Dava para comprar cinco "cryptos"...

2009/11/25

Cinco dias noutra cidade

É sempre bom sair de Portugal. Ao contrário do meu companheiro de blogue que vê "potencialidades" portuguesas no futebol, a minha experiência do estrangeiro só confirma o atraso contínuo do nosso pais em relação às nações mais desenvolvidas da Europa. Esta é uma tendência de décadas e pode ser observada por simples observação empírica da realidade. As estatísticas, de que fala o Carlos Augusto, sublinham uma triste evidência: a de um país - o nosso - que no seu quotidiano dá cada vez mais sinais de pobreza em contraste com os sinais exteriores de riqueza de uns quantos. Basta um simples passeio pelo centro histórico de Amsterdão - cidade onde vivi 30 anos e que continuo a visitar regularmente - para nos apercebermos disso. Das pessoas às casas, do trato pessoal à eficiência dos serviços, tudo funciona melhor, num país com a superfície do Alentejo e uma das maiores densidades populacionais do Mundo. Sim, também lá há pobreza (relativa), corrupção (noticiada) e racismo (nem sempre disfarçado). Mas, a qualidade do quotidiano para os seus cidadãos é, sem dúvida, superior e o "stress" (eventualmente maior numa sociedade competitiva e inovadora como a holandesa) é compensado pela eficácia e pragmatismo de um estado que há muito compreendeu que do bem-estar da população depende um maior desenvolvimento do país. Dir-me-ão: é um país mais rico e por isso é mais fácil distribuir a riqueza. Certamente. Mas, à excepção do gás no mar do Norte, não se lhe conhece outras matérias-primas de relevo. O resto, a agricultura, a industria, o comércio e as novas tecnologias, são tudo produto do mesmo: mais educação e formação cívica numa sociedade onde a ética não é uma palavra vã. Também, por essa razão, há menos corrupção e a riqueza é mais bem distribuida. Parece simples, mas não é. Enquanto os portugueses - dos governantes aos governados - não conseguirem interiorizar os princípios básicos que devem reger uma sociedade mais justa e igualitária, a "face oculta" do nosso triste quotidiano não vai melhorar. Nem daqui a uma geração...

Jeanne-Claude



2009/11/22

Fuso Luso 2

O edifício da foto situa-se em Boston e foi construído com o apoio maioritário de uma fundação criada pelo senhor Picower, um investidor na organização do senhor Madoff recentemente encontrado morto na piscina da sua casa na Flórida. O dispendioso edifício alberga o Picower Institute for Learning and Memory, onde o tema das ciências cognitivas é investigado pelos maiores especialistas mundiais.
Nos últimos quatro anos o senhor Picower teria retirado grandes somas do dinheiro investido no empreendimento do senhor Madoff, e isso terá intrigado outros investidores que, suspeitando que ele sabia o que se estava a passar naquela organização, o levaram a tribunal.
Os investigadores do Picower Institute continuam, entretanto, a tentar aprender os complexos mecanismos da memória, aparentemente indiferentes ao sururu causado pelo caso Madoff e pelo caso Picower. Fazem-no neste magnífico edifício, situado em pleno território do MIT, onde para além das luxuosas condições de trabalho, desfrutam do luxuriante jardim interior no último andar que a gravura parcialmente desvenda (clique sobre a foto para ver).