2010/05/01

As obras da discórdia

O governo insiste no prosseguimento das obras faraónicas que estavam planeadas: TGV, aeroporto, auto-estradas, terceira travessia do Tejo, etc. É uma posição reveladora de um voluntarismo totalmente irresponsável.
A oposição em bloco, rejeita. O PR aconselha a "reponderar". O governo, como disse, coerentemente insiste, embora se perceba que a questão também não deve ser ser consensual e pode abrir brechas na muralha socrática.
A verdade é que, à semelhança do que se passa com questões como a avaliação do impacto orçamental da redução do subsídio do desemprego, o governo deve conhecer tanto do impacto destas obras, como um burro sabe tocar lira (*).
Na dúvida, pensa o governo, é preferível a fuga para a frente. 
O que já não parece, de todo, correcto é que a oposição e o PR não levem a sua crítica até às últimas consequências. E, assim, as razões da sua discordância morrem com essa inconsequência. Porque se limitam a criticar se podem, afinal, agir em função dessa crítica? Estamos ou não estamos a falar de coisas sérias? Estas obras vão ou não vão de facto deixar-nos ainda mais de tanga por muito tempo?
Se as obras são boas o governo tem razão, mas se as obras são más e o governo teima em executá-las vão deixar?! Serão co-responsáveis inevitavelmente.
Se é criticável que, no quadro de restrições orçamentais actuais, o governo decida reiteradamente avançar com obras cujo benefício suscita dúvidas, penso que ainda é mais criticável que a oposição, por um lado e o PR, por outro, manifestem publica e veementemente essas dúvidas, critiquem esta estratégia e não levem a sua crítica até ao extremo da sua acção. Parece a velha história do "agarrem-me senão eu mato-o"!
O governo propiciou aqui um confronto real de posições que conduz a uma oportunidade única para os partidos da oposição e o PR exercerem de forma coerente as suas prerrogativas. Mais retórica é que não!


(*) Como dizia a Morte do Lavrador da Boémia.

Indústrias criativas

Estamos a viver uma situação verdadeiramente sui generis em Portugal. O governo quer fazer o que quer. Tem a legitimidade governativa para o fazer. Mas a oposição não quer que o governo faça o que quer. Quer que o governo faça o que ela quer. Mas sem a legitimidade governativa. Embora com outra  legitimidade para assim proceder, por ser maioria. O governo divide-se. Uma parte anuncia que quer fazer o que quer. Outra parte anuncia que quer fazer o que a oposição quer. Assim, a oposição faz o que quer, sem querer e sem ter legitimidade para o fazer, e o governo faz de oposição a si próprio já que vemos a oposição a limitar-se a querer fazer de governo. Sem poder.
Nem tudo o que o governo quer e faz, nem tudo o que a oposição quer ou pode fazer, porém, interessam minimamente ao País.
Mas governo, oposição, presidente da república, presidente do supremo, procuradores, procurados e demais individualidades, excelências, lá teimam em ir fazendo o que querem e o que não devem. Sem pudor.
O País vai assistindo a tudo isto, atónito e exaurido, com os seus horizontes cada vez mais acanhados. Iminentemente teso, vai ouvindo dizer que cada português deve não sei quantos milhões ao estrangeiro. Iminentemente aterrado, vai assistindo aos "ataques" dos "mercados" --que fazem o que querem e querem o que fazem, com ou sem legitimidade, pouco importa. Iminentemente incrédulo, vai ouvindo falar, de uma crise sem precedentes e de uma situação excepcional, que requer medidas excepcionais.
O País ouve falar da crise, observa a proeminente curva abdominal dos seus anafados arautos, repara no anel brilhante que reluz nos seus dedos, olha para a sua própria barriga encolhida, para os seus dedos desanelados, e deduz, com sabedoria, que a excepção das medidas excepcionais vai pesar sobre as costas dos clientes habituais.
Enquanto, olha para tudo isto, teso, aterrado e incrédulo, o País vai vendo o desfile carnavalesco das inacreditáveis comissões de inquérito e suas inúteis inquirições. Vai-se dando conta de que a máquina de produção de escândalos os cospe a uma cadência incomensuravelmente maior do que a capacidade das ditas comissões para os investigar. Vai-se dando conta de que a máquina judiciária não pode nisto ajudar porque gripou. Vai olhando para os gestores da massa falida pagos a peso de ouro, que conduzem grandes carros puxados por juntas de boys. Vai ouvindo falar das viagens da Medeiros e das incríveis justificações inventadas para as pagar. Vai ouvindo falar de uns submarinos que assentam que nem luvas nos desígnios de não se sabe bem ainda quem, embora se suspeite. Submarinos que, à falta de batalha naval, serão preciosos --as excelências têm disso a certeza-- para vigiar um mar cuja exploração o senhor presidente da república acha que pode no futuro --quando os submarinos já estiverem, quiçá, a precisar de peças novas--  ajudar a evitar que a economia meta ainda mais água. O País vai sendo seduzido, tele-guiado, conduzido a aceitar uns megaprojectos absurdos, de méritos e propósitos duvidosos ou mesmo estruturantemente inúteis. Projectos que lhe são enfiados pela goela abaixo, à força e sem dó, e lhe custarão um dinheirão, que o País não tem, mas que as agências de rating vão cuidando que lhe saia a um preço que os grandes especuladores farão o favor, sem preço, de o obrigar a pagar. Se não pagarem desce-lhe o rating para ter de pagar mais! Assim o País já tem objectivos pelos quais pode lutar. Luta para pagar o preço dos olhos da cara que tudo isto lhe vai custar, pelos séculos dos séculos que aí hão-de vir, amen, amen!, que o País vai afinal poder parar porque o Papa vai cá estar e que jeito que vai dar.
Certamente por tudo isto se fala hoje tanto --e mais uma vez com a ajuda preciosa do senhor presidente da república-- de "indústrias criativas."
Porque tudo o que aqui se passa hoje, em matéria de orientação e actuação política, é de facto o produto de uma pujante, dinâmica, eficiente e nunca como hoje tão espantosamente delirante, indústria criativa. Qual música, qual pintura, qual literatura, qual teatro! A criatividade mudou-se hoje para a política. De S. Bento a Belém está estendida uma linha de montagem que cria fa(c)tos às riscas, à medida destes artistas, moda radical com casaco de banda larga, gravata bordada a ponto-crise e PEC à tiracolo.
A pachorra para aturar tudo isto é que já há muito se esgotou. Trata-se de uma linha de montagem cujo turno era urgente substituir.

2010/04/29

Tão amigos que eles são...

A reunião de S. Bento, entre os líderes dos partidos responsáveis pelo estado a que isto tudo chegou, trouxe - como era previsível - mais do mesmo: uma mão cheia de nada.
Não foram anunciadas quaisquer medidas de fundo, destinadas a conter o actual descalabro financeiro em que se encontra o país; não foi anunciada qualquer redução nas despesas com as obras faraónicas anunciadas; não foi pedida qualquer contenção salarial a administradores do estado, políticos no activo ou funcionários com mordomias acima de qualquer relação com a realidade; não foram anunciadas quaisquer tributações fiscais especiais aos bancos, especuladores ou capitais colocados em "off-shores".
Ao contrário, as únicas medidas explicitamente anunciadas, foram as reduções nas prestações sociais. A partir de agora, quem estiver desempregado, não poderá receber mais do que 75% do último salário líquido recebido. Para não se habituar a estar desempregado, dizem-nos...
Por alguma razão, o "pai da democracia" já veio apadrinhar este acordo do bloco central de interesses e a reafirmar o seu apreço pelo líder da oposição "que é suficientemente inteligente para não querer agora o poder, mas que soube compreender o difícil momento que atravessa a nação".
Uns queridos, estes "padrinhos".

2010/04/27

Estão todos bem uns para os outros

A Standard & Poor’s (que raio de nome para uma agência que lida com questões da alta finança...) acaba de baixar ainda mais a classificação da dívida grega e portuguesa. O NYT fala num "receio de que a crise da dívida pública na Europa tenha entrado numa espiral de descontrolo."
O NYT dizia noutro ponto que este abaixamento do rating da Grécia e de Portugal "chega no fim de outro dia mau para a zona euro." Um cenário que vai sendo montado a pouco e pouco para justificar as reacções dos "mercados" que todos parecem obedientemente esperar.
Mesmo que não estivesse numa "espiral de descontrolo", instituições criminosas com a S&P velam para que isso aconteça e assim, quem está em dificuldades, vê as dificuldades aumentar porque o dinheiro fica mais caro. São coisas que os "pensadores" da economia do século XXI e instituições como a S&P hão-de ter de me explicar: como é que a solução para as dificuldades de uma economia é aumentar-lhe as dificuldades...? E, como é que é possível justificar e aceitar que os "mercados" destruam... o mercado?
Enquanto isso, o governo alemão continua a "brincar com o fogo," como refere Isabel Arriaga e Cunha no Público de hoje. Numa manifestação de senso de humor como não se lhe via desde a década de 40 do século passado, o governo alemão parece estar a fazer depender a sua resposta ao problema que a zona euro enfrenta da sua estratégia para umas eleições internas, enquanto, inexplicavelmente, vem protelando ou boicotando a tomada de medidas para uma "maior vigilância da situação económica e orçamental dos membros do euro," como refere ainda Isabel Arriaga e Cunha.
Os "mercados" aproveitam para actuar e vão tratando de escaqueirar o euro. É bem feita! Mas, o que é que a Alemanha ganha com tudo isto?!

Os extraterrestres já aí estão

O professor Stephen Hawking acha que os seres extraterrrestres existem quase certamente e que admitir a sua existência é uma coisa perfeitamente racional. Paul Davies no seu livro“The Eerie Silence: Renewing Our Search for Alien Intelligence,” cita J. B. S. Haldane, que adverte que “o universo não é só mais estranho do que nós supomos, mas ainda mais estranho do que nós conseguimos supôr." Davies acha que a eventual vida extraterrestre será quase certamente pós-biológica e que deveríamos tentar procurar sinais de inteligência, não a inteligência "biológica", mas a real, aquela inteligência "poderosa, superior e imortal que é característica do universo das máquinas."
Concordo parcialmente.
Há uma evidência clara de que os seres extraterrestres existem, sim. E encontramo-los em Portugal. Estão cá e em força. As zonas de S. Bento, Belém, Terreiro do Paço, etc, etc, etc, estão cheias deles... Têm vindo a reunir-se, não sei se viram, na AR, onde dizem coisas. Ao contrário do que a gente pensava, não são verdes, nem anões com gandes cabeças e não têm antenas em vez de orelhas. Vestem fatos de bom corte, alguns preferem tirar a gravata para dar um ar mais informal à coisa. Usam sapatos. Fazem jogging e aparentam traços humanos, quando, usando os nossos veículos em vez dos seus discos voadores para disfarçar, se deslocam a outros pontos do planeta. Controlam ou tentam controlar tudo. Alguns foram apanhados pelo Grande Telescópio em grandes poses e conversas uns com os outros, mas dizem que as partículas detectadas não passavam de poeira sideral.
Mas, chamar a isto inteligência é fazer de nós burros e isso, desculpem, não aceito!