2024/01/28

Taxi Driver (31)

 


Boa tarde. Então, para onde vamos? 

- Vamos para a Buraca. 

Muito bem. Tem alguma preferência pelo trajecto?

- O melhor é seguir em frente, até às Amoreiras. Depois, entrar na A5 até Monsanto. Terá de ir ao Rato primeiro, mas, seguindo em frente, não pode entrar directamente na praça. Tem de passar pelo Príncipe Real. 

Pois é. Aquela praça está mal resolvida. Bastava fazer duas rotundas, uma no topo norte e outra no topo sul, e passarem as vias do "bus" para um dos lados. Só que está lá a sede do PS e eles não iam deixar...   

- O PS já está ali há muitos anos. Tem direitos adquiridos de "usucapião"... 

Mandam na cidade. Sempre mandaram. Já é assim há muitos anos. São os "barões" de Lisboa.

- "Barões", parece-me uma boa definição. Há lá muitos, sim. Mas não é só no PS...

Pois não. É em todos os partidos. Isto está uma selva. E depois admiram-se que a justiça seja lenta...

- A nossa justiça também não se recomenda. Precisa de uma grande reforma.

De que maneira! O senhor não vai acreditar, mas eu conduzo muita gente e uma das minhas clientes era uma juíza da relação. Ela tinha muitos processos entre mãos e alguns eram de gente importante. Pois, até a casa lhe vasculharam. Foram lá os agentes da PJ e viraram-lhe a casa do avesso...  Isto, no tempo do governo do PS!

- Acredito, mas se fosse assim, então não era a justiça que mandava na política, mas o contrário...

Quer mais um exemplo? Eu sou de Mação e a minha família dá-se muito bem com o juiz Alexandre, (processo "Marquês")  que tem lá uma casa. Nem imagina o que fizeram ao homem, depois de ele ter acusado o Sócrates! Fazem-lhe esperas, escrevem-lhe cartas e ameaçam-no pelo telefone. Uma vergonha!

- Talvez, no início do processo, mas ele agora teve uma vitória...

Uma vitória? Onde?

- O Ministério Público apelou da decisão do juiz Ivo Rosa e considerou a maioria das acusações do juiz Alexandre como válidas. O processo voltou à "estaca zero" e agora vai mesmo haver julgamento. 

E o senhor pensa que o Sócrates vai ser condenado?

- Não sei. Terá de haver julgamento e uma decisão final.

Isso é coisa para durar anos... e depois? Veja o que aconteceu ao Lula...

- O Lula foi julgado pelo juiz que instruiu o próprio processo, em primeira e segunda instância. O processo ainda não tinha transitado em julgado e ele já estava preso. Isso seria impossível em Portugal. Por isso, os acusados que têm dinheiro vão até ao Supremo, que é o último recurso. O Lula apelou da decisão para o Tribunal Superior da Justiça e este absolveu-o. A partir daqui não há mais recursos. É o estado de direito a funcionar. Podemos não concordar, mas é assim que deve ser uma democracia...

Mas, isso é para quem tem dinheiro. Eu andei 10 anos em processos, gastei todas as minhas economias e perdi o emprego. Passei muita fome e até dentes perdi...      

- Isso é que é mau. Lamento por si. Também sei o que são os tribunais de trabalho. Bem, já chegámos. Pode ficar por aqui. 

Boa tarde e obrigado pela conversa.