2023/07/24

Espanha: o impasse continua

A Espanha foi a votos, mas os resultados não contribuíram para a clarificação da situação política do pais vizinho. 

O PP (Partido Popular) foi o mais votado (136 deputados), mas não alcançou um resultado que lhe permita governar em maioria. Nem mesmo com o VOX (33 deputados), nem mesmo com os pequenos partidos das Canárias e das Baleares (2 votos). Na melhor das hipóteses, conseguiria 171 deputados. Ainda faltariam 5 deputados para a maioria absoluta (176). Uma impossibilidade matemática.

O PSOE (Partido Socialista) melhorou a sua votação, em relação às últimas eleições (122 deputados), mas ficou aquém de um bom resultado. Não poderá governar a solo e terá de renegociar a "geringonça" que lhe permitiu governar nos últimos quatro anos. Uma missão difícil, ainda que não impossível.

O SUMAR (Partido de Esquerda e Extrema-Esquerda) recentemente criado por Yolanda Dias (actual vice-presidente), conseguiu uma votação expressiva (31 deputados), ainda que aquém do Unidas-Podemos que o procedeu (35). Uma herança difícil, que não garante a Sanchez votos suficientes para governar. 

O VOX  (Partido de Extrema-Direita) obteve 33 deputados e foi o grande derrotado da noite (tinha 51 deputados).    

Restam os pequenos partidos regionais e independentistas (ERC, BILDU, JUNTS, PNV...) que podem fazer a diferença, caso as suas reivindicações (mais autonomia) sejam aceites pelo poder vigente. Vão, certamente, "esticar a corda" e Sanchez terá de usar os seus melhores dotes de negociador para manter a actual coligação no poder.     

Resumindo: caso nenhum dos grandes partidos, o PP (a solo ou em coligação) ou o PSOE (em coligação), consigam formar governo, o Rei pode sempre convocar novas eleições, que teriam lugar dentro de dois meses. Uma possibilidade real. 

O Verão quente espanhol, aumentou de temperatura este domingo. Tudo em aberto, pois, num país onde as feridas do passado teimam em fechar. Uma coisa parece certa: a fragmentação da sociedade espanhola é, hoje, uma evidência. O ciclo de governação dos grande partidos em alternância (PP e PSOE) parece ter chegado ao fim. O que se seguirá?