2009/11/12

Goodfellas (2)

Os bons realizadores não gostam de sequelas. Não por acaso, Scorsese, não quis fazer uma continuação de "Tudo Bons Rapazes". A primeira história é sempre a mais bem contada. O mesmo não parece acontecer com o caso "Face Oculta", que não pára de nos surpreender. Já deixou de ser um "caso" e passou a ser uma "saga". Uma coisa é certa: à medida que nos aproximamos da "cabeça do polvo", começam a surgir dificuldades na investigação.
O senhor Monteiro (PGR) empurra para o senhor Nascimento (STJ) que, por sua vez, diz não ter poder para ouvir "escutas" que incluem o primeiro-ministro, pelo que as cassetes devem ser destruídas, enquanto o senhor Marinho (OA) já veio atacar o sistema e os senhores Júdice e Rebelo de Sousa vieram lançar dúvidas na suspeita investigação. O senhor Nascimento, com o gabinete cheio de cassetes que não pode utilizar como prova, não sabe para que lado se há-de virar e já exigiu tirar o processo ao senhor Monteiro, enquanto a oposição exige esclarecimentos e o governo diz que a oposição está a misturar a política com a justiça... Onde é que eu já vi este filme?
Por este andar, ainda vamos ver o processo arquivado por falta de provas e os "dossiers" deitados ao lixo. Ou à sucata, que é onde os "cadáveres incómodos" são mais facilmente triturados. Se bem me lembro, no "Goodfellas," um dos "gangsters" acabava por ser emparedado vivo...
Não haverá por aí alguém que queira escrever este argumento e enviá-lo ao Scorsese? Pode ser que ele veja potencialidades nesta história lusitana e faça a tal sequela. Material não falta.