2014/03/26

Cantar Grândola 40 anos depois


O concerto "Cantar Grândola, 40 anos depois",  realiza-se no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 28 de Março de 2014 e é organizado pela Associação José Afonso com a colaboração da Casa da Imprensa. Pretende-se evocar o espectáculo que há 40 anos se realizou na mesma sala e no qual a canção GRÂNDOLA VILA MORENA, de José Afonso, seria escolhida pelos militares como uma das senhas para o desencadear das operações do 25 de Abril. 
O espectáculo de 29 de Março de 1974, organizado pela Casa da Imprensa para entregar os prémios com que anualmente distinguia personalidades da área cultural, adquiriu o significado de um acto de resistência à ditadura, com a sala do Coliseu lotada com cerca de cinco mil pessoas vigiadas por um forte dispositivo policial. As autoridades tentaram impedir a sua realização que, só na própria noite, foi autorizado, mas com a proibição de diversas canções como "Venham mais cinco", "O que faz falta", "Menina dos olhos tristes e "A morte saiu à rua".
Estranhamente, os censores autorizaram "Grândola Vila Morena", o que seria aproveitado por José Afonso e todos os participantes no palco, para a entoarem em uníssono, no que foram acompanhados pelo público presente. Na assistência, alguns dos militares que preparavam o 25 de Abril, aperceberam-se da força mobilizadora da canção, tendo-a escolhido como segunda senha da operação militar que poria fim ao regime dictatorial. O resto, é história.
Para comemorar a data, foram convidados cantores, nacionais e estrangeiros, de várias áreas musicais, entre participantes no concerto de há 40 anos, "companheiros de estrada" do Zeca e intérpretes da sua obra que, numa sessão que se prevê histórica, irão evocar a efeméride. 
O concerto está esgotado, mas o evento merece ser assinalado. Que a voz não nos esmoreça!  

Sem comentários: