Soube que Ted Nelson passou por Portugal. Tenho pena de não ter podido acompanhar este personagem que considero fascinate, cuja obra conheço há muito. Enquanto lamento não ter podido cruzar-me com ele, vêm-me à ideia alguns pensamentos sobre o universo em que ele está inserido. Nelson é tido por muitos como o "inventor" deste meio que nos permite estar neste momento em contacto, a World Wide Web. Não será o "inventor" no sentido literal do termo, mas foi certamente o seu grande e mais remoto mentor. O Projecto Xanadu, um antepassado inequívoco desta WWW onde hoje todos nos encontramos, data de 1960. As ideias de Nelson levaram-no à criação do conceito de hipertexto e, mais tarde, de hipermedia. Mas, o conceito do Xanadu estava muito para além daquilo em que a WWW hoje se tornou. O conceito era iminentemente político. Ele próprio escreve que em 1960 imaginou "um sistema universal de publicação electrónica, anarquista e corrente, através do qual qualquer um pudesse publicar o que quer que fosse, que qualquer um pudesse ler. (Até agora, isto parece a web.) Mas, a minha abordagem prende-se com profundidade literária, que inclui a apreciação comparada, a anotação e uma proposta de direito de autor única. Hoje chamo-lhe literatura electrónica profunda, uma vez que as pessoas confundem hipertexto com a net."
O debate continua, mas a influência de Nelson no nosso quotidiano actual parece insofismável.
Não posso deixar de associar o desenvolvimento destes conceitos aos tempos vividos na América dos anos 60. Não posso deixar de traçar paralelos entre a América dos anos 60 e o Portugal dessa época, e não posso deixar de encontrar aí factores que me parecem contribuir decisivamente para o atraso, nunca recuperado do nosso país.
Onde estavam os "Nelsons" portugueses nessa altura? Na guerra ou a fugir dela. Poderia ter havido "Nelsons" portugueses? Dificilmente, já que a luta dos "Nelsons" potenciais se situava ao nível da quase sobreviência, material, espiritual e intelectual. Enquanto na pátria, aos "Nelsons" pouco tempo lhes sobraria, depois de assegurar a sobrevivência, e nenhumas condições estariam criadas para imaginar um futuro liberto dos fantasmas da repressão, no estrangeiro, também não me parece que os "Nelsons" potenciais tenham tido tempo, disposição e condições para imaginar o nosso futuro no futuro.
O Xanadu é um projecto de liberdade. Não é possível concebê-lo no quadro de um quotidiano repressivo e inibidor. As condições brutais em que decorriam o protesto contra a repressão e a luta pela sobreviência quotidiana no Portugal dos anos 60 ditaram atrasos de que ainda hoje nos não libertámos, para além de tiques e formas de actuação dessas gerações de que as gerações mais novas se começam a aperceber e a combater. Vamos ver é se no seio das novas gerações surgirá a capacidade de reacção que lhes permita imaginar um Xanadu qualquer, ou se elas se vão acomodar.
Uma coisa é certa: ninguém os vai obrigar a usar gravata ou a cortar o cabelo...
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