2024/10/11

Os tarados

Atomic bomb in 1945: A look back at the destruction | Gallery | Al Jazeera

Não há margem para dúvida. Se, anteriormente, houve casos em que a atribuição do Nobel da Paz suscitou as maiores reservas (a dupla Obama-Al Gore, Kissinger, por exemplo, entre outros,) o significado do Nobel da Paz 2024 não tem outra interpretação. 

A atribuição do Nobel 2024 a uma instituição dedicada aos sobreviventes dos genocídios de Hiroshima e Nagasaki, a Nihon Hidankyo, que hoje pugna também pelo desarmamento, em particular, pelo fim do arsenal nuclear, contém uma mensagem inequívoca dirigida aos tarados que liquidaram a vida de cerca de 300 000 seres humanos, a maioria deles, civis. Uma vergonha sem precedentes. Os bombardeamentos das duas cidades japonesas pelos americanos constituem o único caso de uso de armamento nuclear num conflito armado. 

É claro que muitos tarados continuam hoje a falar impunemente da utilização de armamento nuclear, a instalá-lo por todo o lado e a ameaçar com o seu uso, tripudiando sobre os tratados de não proliferação deste género de armamento. Embora estejam absolutamente conscientes dos efeitos que esse uso possa ter.

Mas os únicos que se atreveram, de facto, a detonar bombas nucleares foram os americanos. É um facto cujas consequências os mesmos trataram de apagar através das campanhas de lavagem ao cérebro que tão bem dominam.

O Nobel 2024 é uma condenação inequívoca dos Estados Unidos pela sua conduta. Não há branqueamento possível.