2009/04/10

A Caixa de Kyoto

Uma caixa de cartão que custa uns 5 euros, que pode ser usada para cozinhar ou esterilizar água, ganhou o prémio de 57 000 euros instituido pelo FT Climate Change Challenge, organizado pelo Financial Times, pela HP e pelo grupo Forum for the Future.
A Caixa de Kyoto, cujo nome invoca o protocolo de Kyoto que visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, é o produto do designer norueguês Jon Boehmer, actualmente a viver no Quénia. É um conceito que pode ajudar milhões de pessoas que usam lenha para cozinhar, serve para despoluir água e "pode ajudar a salvar vidas e árvores", segundo afirma o seu autor. (Mais informação, incluindo uma entrevista com o autor aqui.)
Ao ler esta notícia fui de repente transportado no tempo para os conceitos do designer Victor Papanek, o proponente principal de um conceito de design ecologicamente responsável. As ideias de Papanek eram e continuam a ser excitantes e mobilizadoras, mas olhando para a evolução da disciplina, parece que fomos mais no sentido do design e dos designers de e da moda...
A Caixa de Kyoto é, manifestamente, um legado dos ensinamentos de Papanek. E um sinal dos tempos que correm...

Sem comentários: