2007/04/03

Campeonato da Língua Portuguesa 6

Senão e se não
15. Nas opções seguintes, assinale a correcta:
A. Ele é distraído, se não parvo.
B. Aquele cuja casa falei.
C. Eles fizeram mesmos aquilo de que foram acusados.
D. O mais pequeno não chegava à mesa, o maior batia nela com os joelhos.
A resposta certa é: D, «O mais pequeno não chegava ao chão, o maior batia nela com os joelhos».
Na primeira, devia estar «senão» (significando: «mas também»). Na segunda, devia estar «de cuja casa» («falar» rege a preposição «de» neste caso). «Mesmo» como advérbio não se pluraliza. Não pode dizer-se «o mais grande», mas é legítimo dizer-se «o mais pequeno».

Abordei esta pergunta procurando as frases erradas. Não foi, pois, difícil excluir as opções B e C.
Quanto às outras duas, confesso não descortinar qualquer erro. Debrucemo-nos sobre a opção A, por ser a que assinalei como correcta.
Mas antes atentemos na correcção que foi feita. A primeira nota é que o dicionário de referência não considera mas também como significado de senão. A segunda nota é que, nessa interpretação se estaria a subentender a expressão não só na primeira oração do período., sendo a frase completa: Ele não só é distraído, mas também parvo. Eu nunca me lembraria desta interpretação, ao ler a frase; mas é possível que alguém pudesse levar a coisa para esse rebuscado lado...
A minha interpretação da frase foi bem mais simples: não estando o predicado expresso, subentendi na segunda a forma verbal da primeira oração. A frase seria: «Ele é distraído, se não é (ou for) parvo», ou, em formulação equivalente, «... se é que não é parvo».
A estribar esta interpretação cito José Neves Henriques no CiberdúvidasQuando o se é uma conjunção e o não é um advérbio de negação.1 - Neste caso, o se está ligado a um verbo, claro ou subentendido:b) Homens iguais se não superiores, temos hoje. (= ... se não forem superiores ...).c) Amaram-se um pouco, se não muito. (= ... se não se amaram muito)».Opinião que é confirmada por Maria Regina Rocha, também no Ciberdúvidas2.1.2. Com o verbo subentendido: "Estavam lá dezenas de jovens, se não centenas." Subentende-se aqui a mesma forma verbal da primeira oração ("estavam").Uma regra simples para se verificar esta situação (2.1.2.): neste caso é possível introduzir a expressão "é que" entre o "se" e o "não": "Estavam lá dezenas de jovens, se é que não estavam centenas!"».
Apesar de a formulação da pergunta admitir apenas uma resposta correcta, supus que, propositadamente ou por engano, fossem possíveis duas, à semelhança do que se passara com a pergunta 2 do 2.º teste, e se passa quanto à pergunta 24 deste teste.
No processo de escrever este texto deparei com o que me parece (e também ao Ciberdúvidas) ser um erro do dicionário de referência: assim como o plural de não é nãos, o plural de senão é senãos e não senões.

Sem comentários: