2008/09/10

Buraco Negro

No mesmo dia em que, na Suiça, centenas de cientistas portugueses integram a equipa internacional responsável por uma das mais espectaculares experiências da física contemporânea - a recriação, num túnel acelerador de partículas, dos primeiros momentos da humanidade - outras notícias (bem menos optimistas) sobre o nível de formação dos portugueses, passaram despercebidas nos meios de comunicação nacional.
Assim, e de acordo com o último relatório publicado pela OCDE, Portugal continua a ocupar um dos lugares mais baixos no "ranking" europeu de qualificações escolares:
Mais de 60% da mão-de-obra portuguesa não tem qualquer formação específica (atrás de nós, só a Turquia com 63%).
Apenas 13% da população portuguesa é licenciada (atrás de nós, só a Turquia com 10%).
Somente 28% da mão-de-obra portuguesa é qualificada (também aqui, só a Turquia tem menos: 25%).
Ou seja, em três dos indicadores mais importantes, ocupamos sistematicamente o penúltimo lugar entre mais de trinta países europeus escrutinados.
Se juntarmos a esta notícia, a do INE, que nos diz que 9% da população (cerca de 1 milhão de portugueses!) continua estruturalmente analfabeta e 48% é analfabeta funcional, isto após mais três décadas de democracia e mais de duas décadas de quadros comunitários de apoio, é caso para perguntar: como é isto possível?
Bem pode o governo do "engenheiro" continuar a oferecer computadores "magalhães" e simplificar os exames para melhorar as estatísticas. Perante esta dramática realidade, não há acelerador que resista ao negro do nosso túnel. Um verdadeiro buraco!

5 comentários:

Carlos A. Augusto disse...

Infelizmente a estatística não esclarece 1) como é que de um buraco tão negro surgem portugueses a trabalhar no LHC e 2) porque é que continua a haver gente que, com "engenheiro" ou sem "engenheiro", teima em se manter no buraco...
Nem os cientistas do CENR vão conseguir responder a essas dúvidas...

Carlos A. Augusto disse...

Um complemento ao meu comentário anterior: e, no entanto, estamos vivos...
(Mesmo depois de se ter colocado a hipótese de a Terra ser engolida pelo buraco negro gerado pelo LHC...)

Carlos A. Augusto disse...

Ainda mais uma "achega" ao post... O mais espantoso é que o ranking indicado nas estatísticas que o Rui refere é igual ou pior ao que líamos antes do 25 de Abril... Batemos os turcos, mas já nem sequer conseguimos bater os gregos...

Carlos A. Augusto disse...

Uma última "achega"... E contudo estamos vivos...!

Rui Mota disse...

Sim, vivos como no filme do Óscar Romero.