2008/09/04

Liberdade Angolana

Nao é a recusa de "vistos" angolanos aos jornalistas portugueses que deve constituir uma surpresa. A reacção do regime cleptocrata de Eduardo Santos às críticas veículadas pela imprensa de Balsemão é em tudo coerente com a política silenciadora e repressiva de uma ditadura. O que deve constituir uma surpresa é o constante bajular dos nossos representantes políticos - do Presidente da República ao Primeiro-Ministro - que tudo fazem para não ter uma opinião sobre um dos governos mais abomináveis do continente africano.
Pior mesmo, só a opinião do jornalista angolano David Borges que, nos estúdios da SIC (impedida de entrar em Angola), conseguiu defender o regime sem ousar defender os seus colegas jornalistas. É preciso coragem!

3 comentários:

Carlos A. Augusto disse...

De facto, Angola (como, de resto, as outras ex-colónias) gera, no plano bilateral, uma série de situações dúbias e de actuações incongruentes (de parte a parte!) que custa aceitar. É uma "factura" que, por muitas razões, nos vai ficar a pesar durante muito tempo e que, também por muitas razões, muitos portugueses lamentarão...

Carmo da Rosa disse...

Não é preciso coragem, o que é preciso é lata!

Não, tens razão, para tanta lata é preciso mesmo ter coragem...

Onde é que posso ler algo sobre a defesa dop regime pelo tal jornalista.

Rui Mota disse...

CdR
Não sei se ele escreveu algo sobre o assunto, mas
eu vi as suas declarações em directo na SIC. O jornalista em questão é um prestigiado comentador desportivo (especialista em futebol) da SIC, que foi uma das estações televisivas proíbidas de cobrir as eleições. Isto é de uma falta de solidariedade e deontologia jornalística inacreditável!