2010/07/03

"Tudo o resto é hermenêutica"

Alberto Manguel é um autor por quem tenho uma especial admiração. Numa excelente entrevista publicada ontem no Público, quando lhe perguntam se pensa que a leitura está a perder terreno, responde "O que está a perder terreno é a inteligência. Estamos a tornar-nos mais estúpidos porque vivemos numa sociedade na qual temos de ser consumidores para que essa sociedade sobreviva. E para ser consumidor é preciso ser estúpido."
Não sei se a Ministra da Cultura percebe perfeitamente o que significa ocupar um cargo de Estado e se sabe do que fala quando usa a expressão hermenêutica no seu artigo "Cultura sem hermenêutica", também ontem vindo a lume no Público.
Mas, sei que esse artigo confirma a total justeza do comentário de Manguel.

5 comentários:

Rui Mota disse...

A Canavilhas, na senda do seu antecessor, é mais uma deslumbrada com o poder e o estatuto social inerente à função. Dizem que o poder é afrodisíaco...
Não se importa que lhe tenham cortado 30% de uma verba correspondente 0,4% do Orçamento de Estado (!?) e, às críticas, responde com a arrogância dos "parvenus".
Se tivesse alguma dignidade, demitia-se, como fez o Carrilho quando o bonzinho do Guterres não lhe deu 1% para gerir o Ministério.
Mas, esta gente vive das colunas sociais e pensa que sem apoios a cultura em Portugal pode sobreviver. O que fica, que é cada vez menos, é o "entertainment" que se paga a si mesmo. Se as pessoas consomem é "bom", logo para quê investir em produções deficitárias?
Esta gente não se enxerga. Só não se percebe porque é que ainda existe um Ministério da Cultura. Tanta cagança para nada!
Bem, vou comer mais uma sopa de espargos.

Carlos A. Augusto disse...

Esta não faz sopa de certeza...

MRJ disse...

Esta ministra estava convencida que bastava tocar piano (e talvez falar francês!) para fazer um bom lugar. Bom lugar em cultura é aquele que gere a massa falida, pelo que sugere no artigo.
É mais uma do rol lamentável e patético de figuras inventadas para a "cultura" pelo engenheiro Sócrates. Tem sido uma coisa linda...

Rini Luyks disse...

A diaba provinciana Bandarilhas Canavilhas gosta mais da cultura das touradas na Terceira. Mas ainda pode levar nas corninhas diabólicas!
Hoje dia 5 às 18h00 manif no Teatro Maria Matos, convocatória e comunicado da Plataforma do Teatro no blogue "Anacruses" (entre muitos outros).

Rini Luyks disse...

...diaba em vez de diabo, os corninhos também mudaram de sexo ;)...