2010/08/21

Para além da ficção

A série 24 teve uma enorme popularidade, como se sabe. Uma estrutura narrativa formalmente perfeita, acção a rodos, os heróis do 24 surgiam em qualquer parte do mundo para defender a América dos ataques das mais variadas hordas terroristas, desejosas de destruir o "império". Os cenários em que decorriam os episódios da série eram sempre de uma inverosimilhança na iminência, digamos, da verosimilhança, se assim me posso exprimir. Ou melhor, parafraseando Borges, eram cenários ainda inexistentes, mas perigosamente possíveis.
A ficção está, contudo, a milhas da realidade que é bem mais apimentada. O 24 é mentira, mas aquela conduta é real e a realidade é ainda mais escabrosa.
Há uma empresa privada americana de segurança antes chamada Blackwater Worldwide, agora, pelos vistos, rebaptizada Xe Services. Ex-Blackwatre Xe. O Departamento de Estado dos E.U.A. mantinha com esta empresa privada um lucrativo contrato. Os seus "empregados" faziam segurança diplomática, participavam nas mais delicadas acções da C.I.A., no Iraque e no Afeganistão, e faziam transporte de detidos. Segundo o NYT, a "Blackwater tornou-se alvo de intensa crítica pelo que os Iraquianos descreveram como conduta insolente por parte dos guardas de segurança" [i.e., os empregados da Blackwater], no decurso das diversas acções que levavam a cabo, das quais chegou a resultar a morte de civis.
A empresa terá cometido vários atropelos à lei (imagine-se, os malandros...!) que incluiam, ainda de acordo com o NYT, entre outras coisas, a exportação ilegal de armas para o Afeganistão, propostas de treino de tropas no Sudão e o treino de snipers da polícia do Taiwan. Em 2009 perderam o contrato e perante a possibilidade de serem incriminados, os da Blackwater Worldwide, agora Xe Services, chegaram a acordo com o citado Departamento de Estado americano para o pagamento de uma multa de 42 milhões de dólares, relativa a (pasme-se!) centenas de violações do código... de exportações americano. E volta Xe que estás perdoada!
Perante a actividade de uma empresa —privada, de "segurança"— chamada Blackwater, que actua "worldwide" e agora se chama Xe Services, o poder da ficção televisiva empalidece. Este é o mundo que muda a cacha.
Ex-Blackwater-Xe! Em breve disponível em DVD, para deleite do nosso olhar distraído, 24 horas por dia...

4 comentários:

Manuela Freitas disse...

De facto Carlos, a realidade supera a ficção!...Estas situações deixam-me completamente aparvalhada!
Um abraço,
Manuela

Carlos A. Augusto disse...

Desenvolvimentos recentes aqui.

Carlos A. Augusto disse...

E há mais aqui...

Carlos A. Augusto disse...

Never ending story... Há mais ainda aqui.