2024/10/20

Taxi Driver (34)

Bom dia, como está?

- Bem, obrigado e o senhor?

Estou aqui há mais de uma hora à espera de um cliente...

- Bom, já tem um. Para o Centro Comercial Colombo. Não é muito longe.

Vamos lá, então. Vai às compras?

- É verdade, sábado, dia de compras...

Eu já fiz as minhas. Os filhos e os netos queriam estar com o avô e eu comprei, ontem, tudo. Os preços, estão pela hora da morte. Polvo a 18euros o quilo! Nem queria acreditar.

- É verdade. Tudo aumentou nos últimos anos e não vai parar...

Também penso que não. Nos últimos anos, tem sido uma desgraça! É crise, atrás de crise.

- Pois é. Tivemos cá a Troika, depois o Covid e, agora, as guerras. Já são duas e estão para durar...

Não há ninguém que pare isto? Esta gente é doida e nós é que pagamos. Já viu?

- Somos sempre nós, os que não queremos a guerra, que pagamos. Já é assim, há muito tempo...

Esta gentalha, que provoca estas desgraças todas, devia ser presa e posta perante um tribunal de juízes e cientistas, que lhes mostrassem o mal que provocam no Mundo, que só causa morte e destruição. Depois eram julgados, como foram na 2a guerra, e pagavam pelos seus crimes. Fuzilados ou presos à vida, sei lá! Uns sem-vergonha.

-  Não há escrúpulos. Enquanto a guerra der lucro (a indústria do armamento é a indústria que mais dinheiro dá) não vai parar! O lucro, é o motor por detrás desta loucura. Uns perdem com a guerra, para os outros ganharem com ela. Já imaginou o que vai acontecer, se a guerra no Médio-Oriente continuar a alastrar e chegar ao Irão, um dos principais produtores de petróleo no Mundo? O preço do petróleo vai disparar e isso vai afectar o comércio a nível internacional. O preço da gasolina aumenta, o transporte das mercadorias também, e por aí fora...Foi assim em 1973, na guerra Árabe-Israel. Lembro-me bem desse ano. Eu vivia na Holanda e os cortes na gasolina foram tão brutais, que o governo proibiu a circulação dos automóveis aos domingos, para poupar combustível! A crise petrolífera, desse ano, mudou tudo. 

Pois foi. Conheceu o "Diário de Lisboa"? Nessa altura, publicou um desenho, onde se viam vários homens através da História: o primeiro levava uma marreta às costas; o segundo, um arco e uma flecha; depois um, com uma espingarda; o seguinte com um canhão; outro com um tanque e, o último, um com um lança-mísseis. A legenda, era: "Será que, agora, a guerra vai acabar?". Pelos vistos, não.

- Claro que não. Faz parte da natureza humana. A ganância e a luta pelo poder vão continuar e, por isso, são "precisas" guerras. Como escreveu alguém, "a guerra, é a economia por outros meios". Isto, está tudo ligado. Neste momento, ninguém sabe (ou quer) parar as guerras em curso. Estamos à beira de uma catástrofe, que ninguém poderá controlar. Andamos há anos nisto e não se vê soluções.

É isso mesmo. Bem, já chegámos. São €6,20. Se não tiver trocado, dá-me só seis euros. Bom dia e obrigado pela conversa. Tenha um bom fim-de-semana.

Bom fim-de-semana. 

Sem comentários: