2007/02/03

Pior que o que se pensava


Dia 2 de Fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
Pra salvar Iemanjá

Dorival Caymmi, Dois de Fevereiro
Foi no dia em que se festeja Iemanjá, que ‘estourou’ o relatório de um painel das Nações Unidas formado por centenas de peritos de todo o mundo e aprovado por todos os respectivos governos (Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC) para estudar o problema do aquecimento global. Segundo o Guardian, é o mais severo aviso até hoje feito sobre as consequências do falhanço na redução dos gases que produzem efeitos de estufa: tal acarretará devastadoras alterações climáticas em poucas décadas.
As consequências são conhecidas: desaparecimento de centenas de espécies, escassez extrema de comida e água, desalojamento de centenas de milhões de pessoas na sequência de inundações catastróficas, etc..
Mas há um ponto sobre o qual o relatório é esclarecedor: pouca margem de dúvida fica de que as actividades humanas têm culpas no cartório. Achim Steiner, director executive do Programa Ambiental das Nações Unidas disse: "February 2 2007 may be remembered as the day the question mark was removed from whether people are to blame for climate change."
Calma, malta! Não se preocupem! Podem continuar a abrir as torneiras e a ir de carro para o emprego. A maior parte de vocês já cá não vai estar para sofrer as consequências!

1 comentário:

António P. disse...

Bom dia Raul,
Bom post ! Pena que nao os faças mais regularmente.
Um abraço