2008/01/28

Das Märchen de Emmanuel Nunes

Parece que metade do público terá abandonado a sala a meio da estreia da ópera "Das Märchen" de Emmanuel Nunes. Pelo menos assistiram a meia ópera uma vez na vida! E, se calhar, um dia ainda vão meter isso no currículo...

4 comentários:

Rui Mota disse...

As opiniões sobre a ópera e o compositor dividem-se entre o medíocre e o genial. Como metade da assistência (há quem afirme que foram 2/3) saíu a meio, os que ficaram, acharam genial.

Carlos A. Augusto disse...

Todas as generalizações são abusivas como dizia esse grande Marxista chamado Groucho! Incluíndo esta... Nem medíocre, nem genial, provavelmente. Nem o epítome da ópera, nem o fim e o princípio da música portuguesa. Das Märchen é apenas mais uma obra, de um género pobremente cultivado em Portugal, país onde a música é tratada abaixo de cão. Tomáramos nós ter capacidade para produzir uma ópera por ano. Termos compositores, salas, promotores e público educado para termos uma estreia por ano!
Das Märchen é apenas uma obra de um compositor português (que deve pouco ao país...), de um género e de uma dimensão que são o pão nosso de cada dia em qualquer sítio civilizado do mundo, mas que aqui ainda geram estas espantosas "polémicas". Havia de calhar a este levar com toda esta polémica ridícula e estéril...
Num país como o nosso (e reporto-me ao retrato que esbocei no post "A figura do Professor") toda este drama cheira a falso e dá vontade rir. É impossível tanta gente saber tanto sobre ópera para, num espaço de tempo tão diminuto, tomar uma decisão tão drástica quanto ridícula! Eles próprios se desmascaram!

Carlos A. Augusto disse...

Uma rectificação urgente e necessária. A frase "todas as generalizações são abusivas, incluindo esta" não é de Groucho Marx, mas de um outro grande Groucho-Marxista, meu querido amigo do peito (a quem peço desculpa pelo lapso lamentável!) João Pedro Leão. O Groucho de facto já tinha franzido as sobrancelhas e abanado o charuto...

Rui Mota disse...

De facto, Nunes não deve nada a Portugal. Pode, ou não gostar-se da sua música, mas a qualidade é internacionalmente reconhecida. Quantos músicos portugueses gozam deste estatuto? Muito poucos: Maria João Pires, Joly Braga Santos e pouco mais...
Esta polémica não pode ser separada da saída de Pinamonti que, ao que parece, ainda não foi digerida pela "inteligenzia" lisboeta.