2008/03/31

Flamenco (ao) vivo!

O evento não teria importância de maior, não fosse esta a primeira vez que um Festival de Flamenco - a sério - tem lugar em Portugal. Iniciou-se na passada sexta-feira, com um "workshop" sobre os diferentes "palos" (estilos) que são a base de tudo; seguiu-se uma palestra sobre os "nuevos flamencos", a cargo de Mario Pacheco; e terminou com um excelente documentário alemão sobre a família Carmona (The Flamenco Clã).
Sábado, foi o dia do primeiro concerto "al toque" (instrumental) a cargo do guitarrista Pepe Habichuela e do Josemi Carmona Sexteto, retratados no filme da véspera.
Seguem-se os concertos de Miguel Poveda (al cante) e da companhia La Moneta (al baile), respectivamente a 19 de Abril e a 17 de Maio próximos.
Nos dias que antecedem os concertos haverá palestras, "workshops" de canto/dança flamenca e filmes (e.o. "Flamenco" de Carlos Saura). Até ao dia 19 de Abril estará patente a exposição fotográfica "Flamencos", de Mario Pacheco.
Todos as sessões são na Aula Magna da Reitoria da Cidade Universitária, temporariamente transformada em "tablao" lisboeta. É caso para dizer: não há fome que não dê em fartura...

Sem comentários: